Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Congressos

IV Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique

Chamada para trabalhos, Educação, Ensino Superior, Pedagogia, TIC

Estão abertas as inscrições para o IV Congresso Internacional da Universidade Católica de Moçambique (2019).  O tema desta edição que terá lugar na cidade da Maputo, entre os dias 20 e 21 de Novembro de 2019 é “As Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: Experiências e Desafios”.

A pertinência desta temática, particularmente no contexto moçambicano, é extremamente relevante, considerando, por um lado, a expansão que se verifica em termos de instituições de ensino superior e, por outro lado, as exigências, nacionais e internacionais, que, cada vez mais, se fazem sentir no contexto da qualidade do serviço público que as instituições de ensino superior devem prestar à sociedade.  

As Práticas Pedagógicas, por sua vez, constituem uma preocupação central tanto para as instituições de ensino, em geral, como para o ensino superior, em particular. Debater esta temática, em profundidade, e trazer para o debate público alguns dos principais resultados produzidos no âmbito de investigações, tal é o principal propósito do IV Congresso Internacional da UCM.

Pretendemos proporcionar um debate académico onde se privilegie a triangulação de vários olhares disciplinares em torno desta temática tão premente. Neste contexto, os principais objectivos são os seguintes:

  • Aprofundar os quadros teóricos, conceptuais e disciplinares que sustentam as práticas pedagógicas no âmbito do ensino, em geral, e no ensino superior, em particular;
  • Convocar vários olhares disciplinares e inter-disciplinares em torno dos diversos significados e sentidos de que se revestem as práticas pedagógicas;
  • Partilhar estudos, experiências e projectos de investigação, tendo como objecto privilegiado as diversas áreas definidas no âmbito dos painéis deste Congresso.

Painéis temáticos

  1. Políticas de inclusão
  2. Formação de professores
  3. Desenvolvimento curricular
  4. Qualidade do ensino superior
  5. Metodologias e estratégias pedagógicas
  6. Arquitecturas pedagógicas com uso das TIC
  7. Accções inovadoras nas IES
  8. Ética e deontologia profissional

O prazo para envio de resumos (máximo 200 palavras) decorre até 31 de Julho de 2019.

As inscrições para ouvintes (gratuitas) vão até 15 de Outubro de 2019.

Contactos: congresso.ucm.2019@ucm.ac.mz

www.ucm.ac.mz | https://www.facebook.com/unicatmoz

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas