Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Publicações

Estudos do Século XX | Chamada para dossier: "“Educação e Igualdades: Políticas, Discursos, Práticas e Investigação”"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para artigos, Educação, Estudos Interdisciplinares

ESTUDOS DO SÉCULO XX

Call for papers

A Estudos do Século XX é uma publicação do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20, com sistema de arbitragem científica que tem por finalidade dar a conhecer os resultados das investigações que se vão realizando sobre aspetos da Sociedade Contemporânea.

A revista Estudos do Século XX convida em permanência os interessados à apresentação de artigos para publicação.

Neste momento encontra-se em preparação o Nº 21, que contará com um dossier temático subordinado ao tema “Educação e Igualdades: Políticas, Discursos, Práticas e Investigação”.

Estando, ao longo dos tempos, o tema da igualdade intimamente associado ao da educação, é importante refletir, analisar e debater esta relação no mundo atual, nomeadamente como é sustentada nos discursos dominantes e qual o seu lugar nas políticas educativas. Admitindo as suas limitações na promoção das igualdades e da justiça social, a educação, pelos instrumentos e oportunidades que proporciona, continua a ser um fator de peso na mudança da vida das pessoas. Sendo assim, quais as políticas, as formas de organização e gestão educativas, as estratégias e modalidades curriculares, as práticas pedagógicas que melhor cumprem esse desígnio educativo de promoção das igualdades?  

A análise e debate de todas estas questões constitui o objetivo fundamental do número temático agora em preparação.

Eixos temáticos:

  • Educação, Globalização e Regulação transnacional
  • Formação, Trabalho e Justiça Social
  • Literacias, Sociedade do Conhecimento, Democracia e Direitos Humanos
  • Educação em diferentes espaços de vida
  • Descentralização, Territórios e Comunidades Educadoras
  • Níveis de Responsabilidade Política e Autonomia das Escolas
  • Percursos e modalidades educativas
  • Flexibilidade curricular
  • Conhecimento Disciplinar e Interdisciplinaridade 
  • Educação Inclusiva

Os interessados em colaborar deverão submeter as suas propostas em http://impactum-journals.uc.pt/index.php/estudossecxx , até ao dia 30 de outubro de 2019, momento que em se encerra a entrada de artigos para o Nº 21. A proposta deverá conter a indicação do título do trabalho, um resumo que deverá ter no mínimo 350 palavras e no máximo 500 palavras, acompanhado de uma nota biográfica (incluindo nome, grau académico e instituição onde foi obtido, afiliação e endereço institucional completo, número de telefone/fax, e-mail e ORCID ID) e especificar o eixo temático em que pretendem incluir o artigo.

As colaborações deverão ser originais e inéditas, e não poderão ter sido submetidas à apreciação para publicação noutras revistas. Os textos poderão apresentar-se em português, espanhol, francês e inglês, e deverão ser processados em formato Microsoft Word, tipo Times New Roman, tamanho 12, a espaço e meio, (com exceção das citações longas e das notas de rodapé, que deverão ser em tamanho 10, espaço simples).

Os artigos científicos deverão ter até 50.000 caracteres (incluindo espaços, notas de rodapé e bibliografia final) e ser acompanhados de um resumo até 200 palavras e de cinco palavras-chave, em português e inglês. Em caso de dificuldade por parte do autor, a Direção da revista encarregar-se-á de mandar traduzir para as línguas estrangeiras. Caso excedam os limites indicados, os artigos não serão aceites.

Todas as contribuições submetidas à apreciação serão sujeitas a um processo de avaliação por pares (peer review) da revista. A decisão final sobre a publicação dos textos compete aos coordenadores de cada número da revista, depois de considerados os pareceres dos pares (referees). Os pareceres e a decisão tomada sobre os trabalhos recebidos serão comunicados aos respetivos autores.

As referências da bibliografia final e as citações devem obedecer à Norma Portuguesa 405-1 (1994) e atualizações. Os artigos que não obedeçam às normas serão devolvidos.

Exemplos:

Referência de um livro: WINOCK, Michel – O Século dos Intelectuais. 1ª ed. Lisboa: Terramar, 2000. 747 p. ISBN 972-710-280-8.

Referência de um livro de vários autores: MERRILLS, J. G.; ROBERTSON, A. H. – Direitos Humanos na Europa: um estudo da Convenção Europeia de Direitos Humanos. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 381 p. ISBN 972-771-679-2.

Citação de uma obra já referida anteriormente: WINOCK, Michel – O Século..., p. 72-74. ou Idem, ibidem, p. 72-74.

Referência de um artigo/capítulo em obra coletiva: SUÁREZ FERNÁNDEZ, Luis – “Portugal y Castilla–León: dos destinos unidos”. In TORRE GÓMEZ, Hipólito de la – España y Portugal. Siglos IX-XX:Vivencias históricas. Madrid: Editorial Sintesis, 1998. ISBN 84-7738-616-1. p. 23-46.

Referência de um artigo de revista/jornal: DOWTY, Alan – “The Past and Future of Israel”. Estudos do Século XX. Coimbra: IUC. ISSN 1645-3530. Nº 8 (2008) p. 27-40.

Citação de documento eletrónico:

Artigo de revista: TORGAL, Luís Reis – “A Universidade entre a Tradição e a Modernidade”. Revista Intellectus [ Em linha]. Vol. I. ( 2008). [Consult. 27 de agosto de 2010]. Disponível em WWW: http://www.intellectus.uerj.br>. ISSN 1676-7640.

Livro: MACHIAVELLI, Niccoló – The Prince. [Em linha]. Trad. W. K. Marriott; ed. Randy Dillon. Texas: Veroglyphic Publishing, 2009. [Consult. 27 de agosto de 2010]. Disponível em WWW: http://books.google.com/books>. ISBN 1442131195.

 

Calendarização:

  • Submissão do resumo: 30 de outubro de 2019
  • Submissão do artigo completo: 30 janeiro de 2020
  • Envio aos avaliadores: 3 de fevereiro de 2020
  • Entrega das avaliações por parte dos avaliadores: 13 de março de 2020
  • Envio aos autores dos artigos avaliados para correção: 17 de março de 2020
  • Entrega, pelos autores, dos artigos com alterações: 17 abril de 2020
  • Envio aos avaliadores da versão revista: 21 de abril de 2020
  • Envio da avaliação, pelos avaliadores: 16 de maio

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas