Sábado, 11 de Julho de 2020
Publicações

EPAA/AAPE Chamada Dossiê: Migrações Internacionais e o Direito à Educação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação, Migrações

EPAA/AAPE Chamada Dossiê

Editores Convidados: Ana Lorena de Oliveira Bruel (UFPR / Brasil), Isabelle Rigoni (INSHEA / França) e Maïtena Armagnague (INSHEA / França)

Estudos sobre a situação de estudantes migrantes internacionais na escola obrigatória são cada vez mais frequentes na literatura educacional internacional. Observa-se o fortalecimento da produção de documentos internacionais que procuram orientar o debate sobre as políticas de migração internacional e a defesa do direito à educação como um direito humano fundamental garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, ratificada por vários países, independente do estatuto de cidadania ou da existência de documentos oficiais de identidade.

Os processos migratórios internacionais são múltiplos e heterogêneos. São plurais as origens da migração, como são plurais as formas de acolhimento nos países de destino ou de passagem. No campo da política educacional, as pesquisas observam que estudantes migrantes internacionais podem passar por processos de escolarização totalmente diversos, com políticas de acolhimento e permanência muito distintas, a depender da escola, rede de ensino ou país em que se encontrem.

Nesse contexto internacional heterogêneo e complexo, apresentamos a proposição deste dossiê com o objetivo de contribuir para uma reflexão ampliada sobre as políticas educacionais comparadas para as populações migrantes internacionais em diferentes países, garantindo multiplicidade de vozes, perspectivas teóricas e campos de estudo.

Cronograma:

  • Chamada de resumo ampliado : 17/06/2020
  • Submissão de resumo ampliado: 17/07/2020
  • Seleção de resumos: 27/07/2020
  • Recebimento do artigo : 02/11/2020
  • Período de avaliação do artigo : 02/12/2020
  • Revisões dos autores: 30/01/2021
  • Revisão dos editores: 14/03/2021
  • Entrega de versão final: 13/04/2021
  • Diagramação e publicação: 13/05/2021

Idiomas para envio de artigos: Português, Inglês e Espanhol

Regras para Submissão: Os resumos ampliados terão no máximo 7500 caracteres, incluindo espaços. Deverão apresentar referencial teórico, metodologia e principais conclusões de pesquisa. Os resumos serão avaliados em relação à sua pertinência quanto ao escopo da revista, à temática do dossiê e à qualidade da escrita. Serão recebidos exclusivamente por meio do sistema de submissão da revista, na seção Migrações Internacionais e o Direito à Educação, pelo site https://epaa.asu.edu/ojs/index.php/epaa/pages/view/submit

Quaisquer dúvidas sobre este número especial devem ser enviadas para as editoras convidadas: Ana Lorena de Oliveira Bruel (analorena@ufpr.br), Isabelle Rigoni (isabelle.rigoni@inshea.fr) et Maïtena Armagnague (maitena.armagnague@inshea.fr).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas