Terça-feira, 11 de Agosto de 2020
Publicações

Edital CLAEC e-Books nº 07/2020 - Cidades Educadoras: teorias e modelos aplicados à América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para livros, Educação, Estudos Latino-Americanos

A Editora do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura - CLAEC, convida os interessados e estabelece normas para participação por meio da proposição de artigos, que poderão compor o livro e-book “Cidades Educadoras: teorias e modelos aplicados à América Latina” parte do selo editorial “CLAEC e-Books”, nos termos que seguem.

Organizadoras 
Dra. Sandra Vidal Nogueira e Dra. Serli Genz Bölter (Universidade Federal da Fronteira Sul).

Temática geral do livro
Vislumbrar as cidades como potenciais territórios para pactuar políticas públicas destinadas à Educação de crianças, jovens e adultos para além dos estritos limites da escolarização é o tema proposto para esta Coletânea. A partir do estudo sobre as diferentes abordagens de matrizes conceituais e também de relatos de experiências, a intenção das Organizadoras da Obra é aprofundar o conceito de “Cidades Educadoras” (termo que ganhou força e notoriedade na Europa na década de 90) e sua aplicabilidade no Continente Latino-Americano (que já conta com uma rede formada por 60 cidades membro provenientes da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, México, Porto Rico, Uruguai e Venezuela). O termo educação, ligado ao de cidade, tem a capacidade de designar a intervenção que evidencia o objetivo de aprendermos a viver juntos, cruzando processos escolares e contextos culturais mais amplos. Uma cidade educadora é aquela que se faz presente em políticas e ações que vão desde o planejamento urbano até programas de inclusão cidadã. Nesse sentido, as diferentes políticas, espaços, tempos e atores são compreendidos como agentes pedagógicos, capazes de apoiar o desenvolvimento de todo potencial humano.

Público alvo
Doutores, doutorandos e mestres. Aceita-se a participação de mestrandos como co-proponentes. O artigo deverá conter no máximo 5 autores.
 

As propostas de artigos devem ser enviadas até o dia 31/07/2020 e os livros tem previsão de publicação no mês de novembro.

Confira o Edital em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas