Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024
Publicações

Dossiê - Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Artes visuais, Chamada para artigos, Educação, Formação

Ativismo Visual e Educação: práticas formacionais na Cultura Visual.

Revista Educação em Foco (e-ISSN 2317-0093) convida pesquisadoras e pesquisadores a publicar artigos, ensaios, relatos de experiência, resenhas e entrevistas que animem o debate acadêmico sobre a experiência visual em ambientes educativos formais, informais e não formais.

No final da segunda década do século XXI, quando um vírus confinou grande parte da população mundial em casa e intensificou o uso de plataformas digitais de comunicação, os produtos da comunicação visual atravessaram as paredes de nossos refúgios e intensificaram a visualização por meio de vídeos, charges, cartuns, memes, etc. Essas marcas testemunhais subjetivadas de como a humanidade percebe e se relaciona com as situações do seu tempo, revelam modos de ação de usuários das redes que atuam por meio das visualidades para se significar, significar o outro e agir sobre o mundo.

Desloca-se, portanto, o foco de interesse dos pesquisadores do campo da Cultura Visual, das estruturas e da mera transmissão das informações pelas mídias institucionalizadas, para uma ação que engloba sujeitos atuando em estruturas comunicativas orgânicas e moleculares, como é o caso das redes sociais. Emerge dessa configuração comunicativa a noção de Ativismo Visual como prática intencional de fomentar modos de ver a si, o outro e o planeta como forma de expressão da vontade de mudar o mundo e/ou pela força do seu desejo de verdade que chega a criar e expressões e universos que só existem pela força ilocucionária daqueles que criam, como é o caso das fake news, da ficção e da pós-verdade. 

Propomos debates e reflexões em torno das relações e das práticas formacionais estabelecidas a partir da produção e consumo de visualidades na contemporaneidade, como: ativismo visual, práticas culturais de aprender/ensinar a (não)ver e ser visto; artefatos e tecnologias visuais; formas de subjetivação; modos de ver hegemônicos e contra-hegemônicos; táticas de resistência e ações de (re)existência, saturação do campo visual e pós-verdade. 

Diretrizes para Autoras/es e submissões: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions

Período de Submissão: 15/05/2022 a 15/10/2022. - Publicação do Dossiê: março 2023.

Dr. Antenor Rita Gomes – UNEB.

Dra. Maria Emilia Sardelich – UFPB.

Dr. Victor Manuel Amar Rodriguez – UCA.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas