Terça-feira, 20 de Outubro de 2020
Publicações

Corpo, corporeidade e diversidade na educação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para livros, Educação, Estudos Interdisciplinares, Género

Caras/os colegas, estamos organizando a publicação de um e-book pela Editora Culturatrix e gostaríamos, nesta carta, de convidá-las/os para participar conosco como autora/or de um dos capítulos.  É importante destacar que esse livro compõe a uma coletânea que está sendo delineada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Infância e Educação – NEPIE/UFCAT. Trata-se de um Núcleo cuja principal marca é a interdisciplinaridade, além de sua nítida relação com a sociedade, vez que garante, em sua composição, a presença de profissionais atuantes em setores distintos da Universidade. Outra característica essencial do Núcleo é que sua preocupação se configura numa dupla direção: acadêmica e política.

O e-book será intitulado “Corpo, Corporeidade e Diversidade na Educação” e tem por objetivo compartilhar uma multiplicidade de perspectivas críticas em torno da noção de corpo e suas implicações político-pedagógicas. Diante de tantos discursos conservadores que distorcem a realidade sobre o que significa uma educação pelas e nas diversidades, seja sexual, de gênero, étnicorracial e de classe, objetiva-se que esse livro apresente propostas pedagógicas inclusivas, marxistas, feministas, queer, antirracistas e interculturais. Espera-se também análises sobre a (re)produção das desigualdades no ambiente escolar e as complexidades que envolvem o ser professora, ser professor e também a problemática intrínseca ao ofício de ser “aluna/o”, que contribuam para visibilizar processos de resistência mobilizados por sujeitos e coletividades subalternizadas nos espaços educacionais formais e informais. Pretende-se discutir corpo como experiência vivida, objeto de socialização, superfície de disciplinamento, como espaço de manifestação de conflitos, pressões, opressões e violências, que carregam trajetórias de exclusão historicamente perpetuadas por marcadores sociais e as sobreposições desses corpos que são também símbolos de resistência e que levam criatividade e arte para dentro dos espaços educacionais, construindo mecanismos de emancipação, autonomia e protagonismo.

Após receber esse convite e sentir interesse em compartilhar suas reflexões sobre a presente temática, por favor confirmar sua participação nessa obra até o dia 10 de julho de 2020 para seguinte e-mail:  livro.corpo.arte.brincar@gmail.com .

 A publicação do ebook está prevista para o primeiro semestre de 2021, para isso precisamos da colaboração dos autores para que enviem seus textos (arquivo em word) até o dia 01 de outubro de 2020.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas