Chamada para dossier: “Camponeses e reforma agrária na América Latina"
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil, Colômbia
Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos, História agrária
Está aberta a convocatória para submissão de artigos no dossier: “Camponeses e reforma agrária na América Latina: conflito social, território e meio ambiente”, com o prazo até o dia 25 de janeiro de 2025. São editores convidados os doutores Carlos Victoria Mena (Universidad Tecnológica de Pereira, Colômbia), Alan Dutra Cardoso (INCT Proprietas/CNPq/UFPA) e Wilson Picado-Umaña (Universidad Nacional, Costa Rica).
As linhas temáticas propostas são as seguintes: Reforma agrária; Lutas e resistências camponesas; Regimes e direitos de propriedades; Uso e gestão da terra; Movimentos sociais; Concepções de território; Relações Estado-sociedade; Relações de poder; Reforma a partir de baixo; Gênero e reforma agrária; Etnia e direitos comunitários; Meio ambiente e território; História ambiental da reforma agrária; Colonização de terras; Posse da terra e conservação da floresta; Organizações sociais e lutas pela terra e Repressão e movimentos agrários.
Ao ter a terra como foco central, o dossiê busca autores que proponham artigos que versam, a partir de uma perspectiva histórica e interdisciplinar, a relação entre o campesinato e a reforma agrária, das quais também se preocupam com a problemática que atinge não somente o território e seus grupos, como o meio ambiente. Objetiva-se, ademais, ir além do estudo exclusivo sobre o papel do Estado na distribuição de terras, para focar em trabalhos que se desdobram da problematização de fontes pouco conhecidas, em experiências vindas de comunidades étnicas historicamente marginalizadas e o campesinato mais empobrecido e violentado, ao entender que existe uma série de silêncios e lacunas em relação a esses temas e/ou grupos.
A revista "Ciencia Nueva" é uma publicação semestral do Mestrado em História da Universidade Tecnológica de Pereira, Colômbia. O periódico foi recentemente incluído na prestigiada base de dados Scopus, em 2023, seguida de um excelente desempenho no “Scimago Journal Ranking”, em 2024. Este ranking, baseado em citações e referências, posicionou a revista em trimestre 2 (Q2) de citações na área de história, destacando-a entre as melhores revistas do país caribenho, com destacado impacto internacional.
Mais informações no site do Proprietas.


