Sexta-feira, 01 de Março de 2024
Publicações

Chamada para Dossiê: Os desagendamentos da educação e a resistência à projetos neoliberais e neoconservadores

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação

Revista Interritórios

Dossiê Os desagendamentos da educação e a resistência à projetos neoliberais e neoconservadores: corpos, gêneros e sexualidades em espaços escolares e não escolares.

Organização:

Prof. Dr. Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda (UFPE)
Profª Drª Fernanda Sardelich Nascimento (UFPE)
Prof. Dr. Fidel Mauricio Ramírez Aristizábal (Universidad El Bosque -UEB)

Apresentação 

As denúncias, problematizações e desconstruções sobre a referida aliança perversa, nos campos de produção de conhecimentos das Ciências Humanas e Sociais, contribuem para situar as relações e interdependências dos marcadores das diferenças (étnico-raciais, de corpos, gêneros, religiões, regionalidades, gerações, classes sociais, sexualidades etc.); bem como, evidenciar as conexões das estruturas de exclusão e relações de poder da matriz colonial. Por meio da materialização em artigos, ensaios, livros, dissertações e teses, essa produção profícua possibilita novos olhares na compreensão dos fenômenos sociais no campo da educação, em espaços escolares e não escolares.
Assim, interessa ao dossiê reunir trabalhos referenciados no campo de produção sobre corpos, gêneros e sexualidades que problematizem o desagendamento da educação em contextos de uma aliança perversa entre o neoliberalismo e o neoconservadorismo e as resistências a essa (re)produção, a perpetuação de desigualdades e as possibilidades de superação de violências e injustiças sociais. Nessa perspectiva, iremos acolher nesse Dossiê, trabalhos resultantes de pesquisa de campo e sistematização de experiências, que promovam o caráter democrático e plural na educação.

Diretrizes para autores

  • A revista recebe produções originais de autores nacionais e estrangeiros. • Foco: artigos, estudos teóricos/ensaios e relatos de pesquisa.
  • Idiomas: Português, inglês e espanhol.
  • Cada artigo submetido poderá ter no máximo 3 autores(as) e pelo menos um  dos(as) autores(as) deverá ter o título de doutor(a).  
  • Se o artigo tiver autores de titulações diferentes, os que tiverem a titulação de  doutor(a) devem ficar em primeiro lugar.  
  • A titulação mínima dos coautores é graduação/licenciatura completa.
  • Fazer a submissão do trabalho no modelo de formatação da revista, disponível nas diretrizes para os autores, na página da revista.


Publicação até junho de 2024

Calendário e etapas de avaliação
Os textos deverão ser enviados conforme o modelo de formatação, sob a extensão  doc, por meio do portal da Revista Interritórios, até 29/02/2024. Para tanto,  a autoria e a coautoria deverão preencher o formulário de cadastro no Sistema,  disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/interritorios/user/register.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas