Chamada para artigos: Literaturas multilíngues no mundo de língua portuguesa
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅
Encontra-se aberta a chamada para artigos para um dossiê especial dedicado às literaturas multilíngues no mundo de língua portuguesa. A iniciativa, organizada por Paul Melo e Castro (Universidade de Glasgow) e Georgia Nasseh (Universidade de Cambridge), propõe-se a analisar como o multilinguismo, simultaneamente realidade sociolinguística e estratégia literária, tem sido representado, questionado e teorizado em diferentes contextos marcados pela história e pelos legados do colonialismo.
A língua portuguesa, fruto das expansões coloniais a partir do século XVI, consolidou-se como idioma de administração, educação e produção cultural em vários continentes. A sua convivência com línguas locais em África, com línguas indígenas e de comunidades migrantes no Brasil, ou ainda com línguas como o concani, o cantonês e o tétum em territórios da Ásia, gerou respostas literárias complexas, que vão desde o recurso ao code-switching até à exploração da tradução e da intraduzibilidade.
O dossiê acolherá contribuições que explorem estas dinâmicas de multilinguismo e literatura no espaço lusófono, em particular a forma como escritores têm problematizado identidades, relações de poder e processos de resistência através da linguagem.
Submissão de propostas
Os interessados devem enviar resumos de até 300 palavras e título, acompanhados de uma breve nota biográfica (até 150 palavras), até ao dia 1 de novembro de 2025, para os editores:
-
Paul Melo e Castro (paul.castro@glasgow.ac.uk)
-
Georgia Nasseh (gsn25@cam.ac.uk)
Entre os periódicos considerados para a publicação do número especial encontram-se: Forum for Modern Language Studies, Journal of Literary Multilingualism, Journal of Lusophone Studies, Portuguese Cultural & Literary Studies e Portuguese Studies.
Consulte a notícia completa em: H-Net Announcements


