Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Publicações

Chamada de artigos para o Caderno Flacso "Museus e Educação"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para artigos, Educação, Museus e Bibliotecas

Está aberta a chamada para envio de trabalhos resultantes de pesquisas em torno de museus e da educação. Com esta chamada, nos interessa reunir contribuições dedicadas a pensar teoricamente, a partir de diferentes referências e experiências, os temas, conceitos, debates e negociações de sentidos nas relações entre esses campos do conhecimento.

Ao mesmo tempo que a função educativa dos museus ressoa como um axioma, o papel e lugar da educação nessas instituições é algo que precisa ser constantemente reiterado e repactuado por documentos, políticas e compromissos públicos. O museu e a educação são marcados por sucessivas políticas de descontinuidade e precarizações. Podemos dizer, ainda, que trazem em comum a necessidade permanente de reverem seus pressupostos, para se (re) posicionarem frente aos desafios e as urgências do contemporâneo, sem abrir mão, contudo, dos legados e acúmulos que os definem historicamente. Como, a partir dessas questões, analisar a potência da relação entre museus e educação? Quais os saberes e práticas circunscrevem essa relação no presente? O que precisamos adensar e o que ainda carece de ser imaginado no que diz respeito às relações entre museus e educação?

A Flacso Brasil entende que o setor cultural brasileiro e latino-americano tem muito a dialogar e contribuir com a educação. O acúmulo de políticas culturais, a ampliação do escopo de trabalho dos profissionais da cultura e as experiências em projetos e iniciativas locais produziram conhecimento e clareza sobre a potência da contribuição da cultura para a sociedade. A capacidade de ação conjunta com a educação aparece como desdobramento inequívoco, convidando ambos os campos do conhecimento a refletirem sobre as práticas sociais e as iniciativas conduzidas por governos e sociedade, seus avanços e limitações.

Para a organização do Caderno Flacso Museus e Educação esperamos receber contribuições na forma de artigos que tratem destes campos e se organizem a partir dos seguintes eixos:

  • Educação Museal e Mediação Cultural – aproximações e distinções conceituais, metodológicas e políticas;
  • Reflexões em torno da formação e profissionalização de educadoras e educadores museais;
  • A relação museu, educação e público;
  • Políticas públicas de museus e educação;
  • Educação e construção do conhecimento em museus;
  • Educação contra-hegemônica e descolonização dos saberes em museus.

A data limite para envio das contribuições é 30 de agosto de 2019, e devem ser encaminhadas para o e-mail caderno@flacso.org.br, informando no assunto o título da chamada e o trabalho.

Organizadoras: Renata Montechiare (Flasco Brasil) e Gleyce Kelly Heitor (PUC-Rio).
 

As instruções para autores estão disponíveis em http://flacso.org.br/files/2014/12/diretrizes_autores.pdf
 

Fonte: Flacso Brasil

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas