Chamada da Revista Lusófona de Estudos Culturais: Vidas Transnacionais e Contextos Culturais
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Está aberta, até 03 de janeiro de 2026 (prazo prorrogado), a chamada de trabalhos para a Revista Lusófona de Estudos Culturais (Vol. 13 nº 1) , com o tema Vidas Transnacionais e Contextos Culturais.
Editores: Emília Araújo (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Carlos Barros (Universidade Católica Portuguesa, Portugal) & Mieke Schrooten (Odisee University of Applied Sciences/University of Antwerp, Bélgica)
À medida que as famílias transnacionais ganham visibilidade nos debates académicos e nas políticas públicas, investigações recentes salientam a necessidade de aprofundar a compreensão sobre o que significa ser transnacional e sobre as implicações a longo prazo destas experiências (Budginaitė-Mačkinė et al., 2025). Os investigadores examinam não apenas as fragilidades institucionais dos sistemas de apoio, mas também os contextos culturais que moldam estas experiências (Barros & Hanenberg, 2024)
Num contexto de crescente incerteza pública e política em torno da migração e mobilidade, torna-se crucial tornar visíveis as realidades vividas pelas famílias transnacionais—cujas experiências de pertença, deslocamento e cuidado se estendem por locais geograficamente distintos (Bryceson, 2019; Doetsch et al., 2017; Guerra & Barros, 2025; Schrooten, 2021).
Objetivo do Número Temático
Este número temático convida a submissão de trabalhos que explorem como a cultura molda as experiências de deslocamento e mobilidade, e de que forma a transnacionalidade e a vulnerabilidade são vividas, narradas, negociadas e resistidas nas redes familiares transnacionais. Procuram-se análises que considerem como variáveis como género, raça, classe e cidadania se cruzam para produzir formas complexas de precariedade individual e familiar, bem como as instituições, os média e as tecnologias mediam estas experiências através das fronteiras, construindo, assim, “culturas de vulnerabilidade” com as quais as famílias podem ou não se identificar.
Pretende-se também promover reflexões críticas sobre os desafios teóricos, metodológicos e éticos de investigar vidas transnacionais.
Temas Sugeridos
Pretendem-se artigos interdisciplinares, fundamentados empírica e teoricamente, particularmente aqueles que recorram à Sociologia, Comunicação, Psicologia, Serviço Social, Antropologia e Estudos da Migração.
Os temas sugeridos incluem:
1. Abordagens Conceptuais e Metodológicas
2. Representações Culturais e Narrativas
3. Temporalidades e Geografias Emocionais
4. Desafios Institucionais e Estruturais
5. Média, Tecnologia e Imaginários Futuros
Período de submissão de propostas (manuscrito completo): de 26 de setembro de 2025 a 03 de janeiro de 2026
Mais informações: https://rlec.pt/index.php/rlec/announcement/view/108


