Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025
Publicações

Chamada da Revista Hawò: Dossiê Corpo em Dança: transformações, ritmos e lugares

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Chamada para artigos, Dança

A Equipe Editorial da Revista Hawò divulga seu lançamento e convida a comunidade acadêmica para enviar contribuições.

A Revista Hawò, palavra que na língua Iny-Karajá significa canoa, vem substituir a antiga Revista do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), cuja publicação está interrompida desde o ano de 2005. O nome da publicação tem inspiração na história institucional do Museu Antropológico, fundado em junho de 1969, que teve como primeiro diretor Acary de Passos Oliveira, figura central na Expedição Roncador Xingu em 1943. A partir de então, o sertanista desenvolve duradoura relação com o povo Karajá, responsável pela fabricação de grande parte do acervo etnográfico do Museu Antropológico da UFG. Entre esses artefatos destaca-se uma canoa, feita de uma peça única de madeira de autoria de Wataú Karajá, liderança de prestígio, adquirida em 28 de abril de 1970, a qual é uma das importantes peças que compõem a exposição atual do Museu. Deste modo, a canoa karajá enquanto materialidade enfatiza certo teor epistemológico na medida em que expressa o saber fazer de uma etnia que tem forte ligação com a região Centro-Oeste do Brasil, além de repercutir parte das discussões teóricas contemporâneas sobre o lugar da cultura material na Antropologia e áreas correlatas.

A Revista Hawò (ISSN 2675-4142) é um periódico online que recebe contribuições em fluxo contínuo e funciona segundo o sistema de Publicação Contínua, o que significa que os artigos aprovados e editados serão imediatamente publicados em um único volume, o qual não é divido em números, que permanece aberto durante todo o ano, com a exceção dos dossiês, propostas temáticas que possuem data limite para receber contribuições. Assim, a Hawò adota uma política editorial que visa favorecer tanto leitores quanto autores, uma vez que contribui para agilizar o processo de publicação e, consequentemente, a circulação do conhecimento.

Neste primeiro volume, referente ao ano em curso, divulgamos que está aberta a chamada do Dossiê Corpo em Dança: transformações, ritmos e lugares.

A antropologia da dança constitui uma área de estudo que conta com trabalhos clássicos, e a ela se somam importantes debates da filosofia ocidental sobre esse tema. Este caráter seminal, entretanto, ainda deve contemplar regiões etnográficas que dispõem de estudos incipientes desde essa perspectiva, especialmente parte das terras baixas da América do Sul. O chamado a pensar o Corpo em Dança, em tempos de pandemia e de quarentena, faz parte do que estamos vivendo com a chegada da Covid-19, na medida em que doença e cura são também corpos em dança dentro de certos rituais. Tendo em vista a proeminência atual de debates teóricos sobre os mais variados corpos e lugares, além da expansão do campo da antropologia da dança, este Dossiê aceita submissões de artigos baseados em pesquisas recentes que partam de um enfoque antropológico sobre a dança em diferentes contextos etnográficos. Com especial atenção aos povos indígenas, afro e afroindígenas das terras baixas e altas da América do Sul, considerando seus aspectos visíveis e invisíveis, suas formas de movimento performativas, encenadas e rituais, bem como a trama de relações com o lugar, o solo e o entorno social que dão sustento à gestualidade e ao ritmo. O propósito é reunir trabalhos sobre diversos modos de agencialidade, espacialidade e temporalidade que constituem o corpo em movimento e o diferenciam de uma imagem fixa. E, ao mesmo tempo, que abordem as dimensões estéticas, políticas e cosmopolíticas da dança em seus aspectos coletivos e pessoais e em sua interconexão com o território, a religiosidade e a cosmologia.

Organizadoras: Indira Caballero (Universidade Federal de Goiás-UFG, Goiânia, Brasil) e Luisa Elvira Belaunde (Universidad Nacional Mayor de San Marcos-UNMSM, Lima, Peru)

Prazo para envio dos artigos: até 30 de agosto de 2020.

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: https://www.revistas.ufg.br/hawo/about/submissions e submetidos através do site da revista e também enviados para revistahawo@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas