Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Investigação/projetos

Romanceiro.pt

Países: Portugal

Arquivos, Literatura

A plataforma Romanceiro.pt é o resultado do projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”.
 
Através de uma parceria entre a Fundação Manuel Viegas Guerreiro (Loulé) e o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação/FCT (Universidade do Algarve / Escola Superior de Teatro e Cinema) e com o valioso mecenato da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais (2013), pode finalmente dar-se um passo decisivo na salvaguarda e promoção do Arquivo do Romanceiro Português.
 
O seu objetivo é tornar acessível ao grande público um arquivo sem par no contexto ibérico, que alberga perto de 14000 imagens de documentos de grande relevo no âmbito da literatura patrimonial portuguesa, nomeadamente do Romanceiro de tradição oral.
 
A partir do último quartel do século XX, o interesse manifestado por Pere Ferré e pelas equipas por ele lideradas no levantamento deste género conduziu à edificação de um grande arquivo constituído pelo fruto das recolhas efetuadas na tradição oral e pelo levantamento bibliográfico e textual exaustivo das versões de romances editadas desde o século XIX até aos nossos dias. É esse arquivo (textual e sonoro) que este projeto tem por missão converter para formatos digitais e disponibilizar através desta plataforma.
 
http://romanceiro.pt/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas