Workshop CARE sobre Saúde Reprodutiva
Início: ⋅ Fim: ⋅ Países: Portugal
O projeto de investigação CARE — Contemporary Arts Activism for Reproductive Healthcare in Portugal procura mulheres interessadas em participar num workshop dedicado a cinco áreas da saúde reprodutiva: aborto, contraceção, violência obstétrica, menopausa e endometriose.
O workshop terá lugar no dia 3 de outubro de 2026, entre as 10h00 e as 13h00, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho — Edifício Garagem Avenida, em Guimarães.
O CARE é um projeto de ativismo artístico que investiga as experiências de mulheres confrontadas com obstáculos no acesso aos cuidados de saúde reprodutiva em Portugal. Cruzando investigação, participação e criação artística, procura dar visibilidade a experiências frequentemente silenciadas ou insuficientemente representadas.
As participantes serão integradas em pequenos grupos, cada um dedicado a um dos cinco temas e orientado por uma das artistas convidadas pelo projeto. Durante o workshop, serão convidadas a conversar sobre as suas experiências e a explorar formas criativas de as documentar, partilhando apenas aquilo com que se sintam confortáveis. Não é necessária qualquer experiência ou formação artística.
O trabalho desenvolvido será posteriormente aprofundado pelas artistas, em colaboração com a equipa do CARE, e contribuirá para a criação de uma novela gráfica. A publicação está prevista para julho de 2027, recebendo cada participante um exemplar.
A participação é voluntária e não remunerada.
Inscrições:
— Menopausa, com Carla Cruz:
Formulário de inscrição — Menopausa
— Endometriose, com Cátia Ramos:
Formulário de inscrição — Endometriose
— Aborto, com Diana Policarpo & Ana Vitória Versos:
Formulário de inscrição — Aborto
— Violência obstétrica, com Salomé Paiva:
Formulário de inscrição — Violência obstétrica
— Contracepção, com Marta Condez:
Formulário de inscrição — Contracepção
// O CARE [2024.16133.PEX] é um projeto sediado no Instituto de História da Arte da NOVA FCSH e desenvolvido em parceria com o Observatório de Violência Obstétrica e a Young Educators — European Association. DOI: https://doi.org/10.54499/2024.16133.PEX


