Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Investigação/projetos

“Resistência e Historiografia Caboverdiana” em entrevista

Países: Cabo Verde, Portugal

História

O projeto RESISTANCE (778076-H2020-MSCA-RISE-2017) tem como objetivo estudar os processos de resistência das categorias sociais desfavorecidas, discriminadas e segregadas nos impérios ibéricos, entre 1500 e 1850. Coordenado por Mafalda Soares da Cunha (CIDEHUS-Universidade de Évora), o projeto conta agora com um novo canal no Youtube, onde disponibilizará os vídeos resultantes do trabalho de investigação dos 102 investigadores ligados ao projecto.

Estão previstas publicações de vídeos curtos com temas ligados à resistência e entrevistas a especialistas, ativistas dos direitos humanos e responsáveis por museus e programas escolares, de maneira a mostrar como hoje em dia se constrói (ou se contesta) a memória “oficial” dessas categorias sociais mais segregadas.

A primeira entrevista disponibilizada tem como tema principal “Resistência e Historiografia Caboverdiana” e discute mecanismos de resistência em Cabo Verde durante o período colonial. O entrevistado é o Prof. António Correia e Silva (Universidade de Cabo Verde) e a entrevista foi conduzida pelo Prof. Arlindo Caldeira (FCSH - Universidade Nova de Lisboa).

Assista AQUI

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas