Quarta-feira, 08 de Abril de 2020
Investigação/projetos

Património léxico da Gallaecia

Países: Galiza, Portugal

Língua, Linguística, Património Imaterial, TIC

Património léxico da Gallaecia (PLG) é um subprojeto do projeto GEOARPAD (https://www.geoarpad.eu/gl) enquadrado no programa operativo EP – INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP), cujo principal objetivo é a valorização do património material e imaterial da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal. O subprojeto é coordenado a partir do Instituto da Lingua Galega e nele participa também uma equipa do Centro de Linguística da Universidade do Porto e outra do Centro de Estudos em Letras da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neste contexto, elaborámos uma ferramenta do mesmo nome (Património léxico da Gallaecia, daqui em diante designado PLG) que permite conhecer as diferentes unidades lexicais que servem para expressar uma série de conceitos e visualizar a sua distribuição territorial no noroeste da Península Ibérica, numa área que compreende a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal e as zonas galegófonas das Astúrias e de Castela e Leão. Assim, por exemplo, na figura 1, em que se faz uma consulta para o conceito ‘texugo’, obtemos uma lista de unidades lexicais que servem para exprimir esse conceito no território indicado, assim como a sua distribuição espacial.

Os diferentes conceitos localizam-se por baixo de um classificador semântico genérico. Os grandes campos semânticos estabelecidos no PLG são os seguintes:

  1. Universo
  2. Terra e água
  3. Agricultura
  4. Plantas
  5. Animais domésticos e gado
  6. Animais bravios
  7. Ser humano
  8. Vida quotidiana
  9. Medição e espaço

Mais informações no website Património Léxico da Gallaecia.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas