Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Investigação/projetos

Memórias da Adesão de Portugal à CEE

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Ciências Humanas e Sociais

O projeto Memórias da Adesão de Portugal à CEE contempla a realização de um conjunto de conferências e mesas-redondas, tendo como convidados alguns dos principais intervenientes no processo de negociação da adesão de Portugal às Comunidades Europeias, que teve o seu desenlace no período de 1977 a 1985 e que culminou com a adesão a 1 de janeiro de 1986.
 
As sessões são abertas à sociedade em geral, aos Sócios da Sociedade de Geografia, aos professores e alunos do Ensino Superior, particularmente das áreas da Ciência Política, Relações Internacionais, Estudos Europeus, Economia, Direito e História Contemporânea.
 
Todas as sessões decorrem na Sociedade de Geografia, sita na Rua das Portas de Santo Antão, 100, Lisboa. A entrada é livre e não é necessária inscrição.
 
Este é o primeiro projeto conjunto realizado entre a Comissão Europeia da Sociedade de Geografia de Lisboa e o Instituto de História Contemporânea, no âmbito do protocolo assinado em maio de 2015.
 
A primeira mesa redonda tem como tema “Os antecedentes e o arranque das negociações”, presidida pelo Prof. Doutor José Maria Brandão de Brito, realiza-se no dia 25 de junho de 2015, às 17h30.
 
Conteúdo genérico: A experiência portuguesa adquirida nas negociações internacionais, designadamente com a participação de Portugal na EFTA e nos acordos subsequentes; o pedido oficial de adesão de 28 de Março de 1977 e a abertura formal das negociações de 17 de Outubro de 1978, na Reunião Ministerial do Luxemburgo; o quadro institucional interno criado para a preparação e condução das negociações; a capacidade de serviços da Administração Pública face à dimensão das tarefas; a sensibilização dos agentes económicos, dos parceiros sociais e da comunicação social.
 
Oradores:
― Dr. Pedro Ordaz
― Dr. Oehen Gonçalves
― Dr.ª Teresa Moura

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas