Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
Investigação/projetos

Jangada - Rede Internacional de Cátedras, Centros de Investigação e Associações

Países: Brasil, Estados Unidos, Galiza, Portugal

JaRICCA é a Jangada - Rede Internacional de Cátedras, Centros de Investigação e Associações que se constitui em Pontevedra, no dia 1 de dezembro de 2019, por ocasião das IV Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo.

Esta rede tenta (cor)responder a três ideias centrais que podem ser deduzidas da obra e do pensamento saramaguiano:

  • o trans-iberismo, no qual consideramos primordial salientar as minorias e, nomeadamente, a Galiza como berço cultural e literário não só do mundo lusófono mas também de uma parte fundamental do conjunto ibero-românico em geral;
  • a “Carta universal de deveres e obrigações dos seres humanos”, sugerida por José Saramago como complemento necessário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que acaba de ser entregue à ONU; e, finalmente,
  • a consciência de que as mudanças verdadeiramente importantes só se alcançam se adotarmos também, nos momentos precisos, posições extra-sistémicas.

 
A rede compõe-se, nesta primeira fase, das seis cátedras Saramago existentes a nível mundial (a sétima acaba de ser fundada na Universidade Sveti Kliment Ohrisdki, em Sófia, e também será convidada a participar), outras quatro cátedras do Camões, I.P., dois institutos de investigação (Estados Unidos, Galiza), dois grupos de investigação (Portugal, Brasil), uma rede e uma associação cultural e pedagógica, além de docentes e investigadoras/es individuais.
 
O objetivo geral da rede JaRICCA consiste na criação de sinergias e projectos de colaboração entre os membros em relação aos projetos e atividades que estão a desenvolver no âmbito dos Estudos Lusófonos atuais, através da docência, investigação ou de atividades de extensão.
 
É indiscutível que os Estudos Lusófonos na atualidade pedem transversalidade, internacionalização e interdisciplinaridade. Referimo-nos, por exemplo, a aproximações que considerem as inter-relações entre literatura e autobiografia, literatura e justiça/direito/direitos humanos, literatura e tradição oral/etnografia, literatura e antropologia, literatura e filosofia, literatura e infância, literatura e política, literatura e arte, literatura e feminismo, literatura e pós-colonialismo, literatura e ambiente/ecocrítica, entre outros.
 
Formamos parte de diferentes sistemas académicos, culturais e nacionais, de cujos apoios financeiros dependemos em maior ou menor medida. Mas a transversalidade que pretendemos criar, a descentralização e a desterritorialização à qual aspiramos, o mútuo apoio e as convergências que possamos criar, ajudar-nos-ão a conseguir uma maior autonomia em relação aos sistemas académicos e políticos que nos condicionam. A rede poderá fortalecer, assim, nos respectivos contextos nos quais desenvolvemos as nossas actividades, aquele espírito crítico e de ação que sempre demandou José Saramago.

São objetivos específicos da rede JaRICCA:

  • O desenvolvimento de quaisquer projetos conjuntos de investigação, divulgação social e de transferência do conhecimento que possam ser relacionadas, de uma forma ou outra, com os estudos lusófonos.
  • A organização e a realização, também a nível internacional, de todo o tipo de atividades conjuntas de difusão e promoção dos estudos lusófonos, como cursos, conferências, simpósios ou seminários.
  • O apoio a docentes, pessoal investigador e estudantes.
  • A publicação e o intercâmbio de publicações, trabalhos de investigação e de qualquer tipo de materiais académicos que resultem de interesse a todo tipo de projetos culturais e literários de interesse comum.
  • A mobilidade internacional dos estudantes e do pessoal docente e investigador das entidades participantes e dos seus membros.
  • Solicitar ajudas públicas e/ou privadas para financiamento de projetos e atividades conjuntos a nível estatal ou internacional.
  • A promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens em todos os âmbitos da sociedade.
  • A promoção da “Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos”, sugerida por José Saramago como complemento necessário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Mais informações: https://catedrasaramago.webs.uvigo.gal/pt/blog/jangada-rede-internacional-de-catedras-centros-de-investigacao-e-associacoes-266/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas