Domingo, 25 de Outubro de 2020
Investigação/projetos

Inauguração da Exposição e lançamento do livro do Projecto INVENT.ARQ

Início: Fim: Países: Portugal

Divulgação, Estudos Medievais

A Exposição «Inventários de arquivos de família, sécs. XV- XIX: espelhos ou representações com sentido(s)?», actividade de encerramento do projecto INVENT.ARQ - Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno, (FCT-EXPL/EPH-HIS/0178/2013) [http://fcsh.unl.pt/arqfam/?portfolio=inventarq], que terá lugar na Torre do Tombo, será inaugurada no dia 28 de Janeiro de 2016, às 18:00h, ficando patente ao público até 26 de Março.
 
A exposição reúne a maior parte dos inventários estudados no projecto, provenientes de instituições públicas e privadas, e ainda de proprietários de arquivos de família. O objectivo é proporcionar o contacto directo com documentos de grande valor histórico e arquivístico, até agora praticamente desconhecidos, muitos deles inéditos e de difícil acesso, ao mesmo tempo que se propõe uma leitura do conjunto, de acordo com os objectivos do projecto de investigação.
 
No dia da inauguração, será ainda realizada a apresentação pública, em Portugal, do livro Rethinking the Archive in Pre-Modern Europe: Family Archives and their Inventories from the 15th to the 19th Century, igualmente resultado do projecto INVENT.ARQ e já lançado em Novembro de 2015, no Institute for Advanced Study, Princeton (EUA). A apresentação da obra está a cargo da Doutora Fernanda Maria Guedes de Campos do CHAM (FCSH/NOVA; UAc).
 
O livro reúne um conjunto de ensaios sobre as temáticas dos arquivos de família e dos inventários de arquivo, da autoria dos membros da equipa do projecto, e o catálogo dos inventários estudados, complementando a base de dados do projecto, onde se encontram as descrições integrais destes.
 
A exposição e a edição do livro são apoiadas pela FCT e pelo IEM, com as instituições parceiras do projecto - Casa de Velazquez, ITEM – Identités, territoires, expressions, mobilités (U. Pau et des Pays de l’Adour), CHAM (FCSH/NOVA; UAc), IHC (FCSH/NOVA) e IICT. Têm como sponsor ATLAS Seguros-Consultores e Corretores S. A.
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas