Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020
Investigação/projetos

Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes lança novo portal de literatura hispano-portuguesa

Países: Espanha

Bibliotecas, Literatura

A Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (BVMC) inaugurou a 24 de setembro um novo portal dedicado à literatura hispano-portuguesa dos séculos XVI e XVII. Este novo espaço dá acesso a obras em espanhol de autores portugueses que viveram em Espanha ou que, sem deixar Portugal, publicaram nessa língua durante e após o período da dominação espanhola (1580-1640).
 
Para a criação deste portal, a Biblioteca Virtual Cervantes contou com a colaboração da Biblioteca Nacional de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Biblioteca de Catalunya, da Bayerische Staatsbibliothek, de Munique, das universidades de Oxford e Michigan, da New York Public Library, da Biblioteca Nazionale Centrale de Roma e da Google.
 
Coordenado por José Miguel Martínez Torrejón (Queens College, CUNY), este portal inclui mais de cem obras destes autores assim como uma ampla bibliografia.
 
A Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, constituída em 2000 e presidida por Mario Vargas Llosa, gere a Biblioteca Virtual, a Cátedra Vargas Llosa e o Centro de Competência em Digitalização IMPACT. Nascida em 1999 por iniciativa da Universidad de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín, a BVMC foi distinguida, em 2013, com o Stanford Prize for Innovation in Research Libraries.
 
Mais informações: http://www.cervantesvirtual.com/portales/literatura_hispanoportuguesa
 
Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas