Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
Investigação/projetos

Estudo do Heritage Language Consortium: preenchimento de inquérito

Países: Portugal

PLH

No âmbito das relações de cooperação que o Camões I.P. desenvolve com instituições de ensino superior portuguesas, manifestou o instituto a sua disponibilidade para colaborar num estudo desenvolvido pelo Heritage Language Consortium, que tem como parceiros seis universidades (de Lisboa, Nova de Lisboa, do Porto, do Minho, de Lancaster e de Tübingen) e o próprio Camões IP. O estudo é conduzido por docentes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentando como seu objetivo primordial “identificar o perfil dos(as) professores(as) de Português Língua de Herança no âmbito do seu contexto específico de trabalho”.

Pela pertinência de que se reveste e pelos contributos e sugestões que certamente dele decorrerão ao nível, por exemplo, de necessidades de formação, afigura-se de todo o interesse a sua realização, sendo essencial obter uma ampla colaboração e participação, através do preenchimento do inquérito de suporte ao estudo, disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdkGLXYy7rp-YqmAXouNg2QzlY4HLkrVAgvyf50qY4LzcYXNQ/viewform

Entende-se por Falante de Herança aquele que adquire as suas línguas (a do país de acolhimento e a do país de origem de, pelo menos, um dos familiares) em contexto de migração. O conceito de Português Língua de Herança designa uma das línguas faladas por falantes lusodescendentes nesse contexto.

O tempo médio de preenchimento do questionário é de aproximadamente 20 minutos. Os dados obtidos são anónimos e confidenciais. Não existem respostas certas ou erradas.

Quaisquer questões e esclarecimentos adicionais poderão ser dirigidos à DSL/DCEPE do Camões I.P. ou diretamente à Professora Doutora Isabel Margarida Duarte, da Universidade do Porto (iduarte@letras.up.pt).
 

Fonte: Coordenação do Ensino de Português nos EUA

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas