Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Investigação/projetos

Edição Digital de Fernando Pessoa

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos, Literatura

De uma colaboração entre o Projeto Estranhar Pessoa e o Cologne Center for eHumanities, Universidade de Colónia nasce a base de dados Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações. Esta inclui, numa primeira fase, uma edição das listas de projetos editoriais de Fernando Pessoa, assim como do corpus da poesia publicada em vida pelo poeta, em jornais e revistas, no período compreendido entre 1914 e 1935. O portal encontra-se disponível a todos os utilizadores, estando já acessível a totalidade do corpus da poesia publicada em vida e uma parte significativa das listas de projetos editoriais. Mais informações sobre a base de dados aqui.

Se é certo que Fernando Pessoa é um autor cuja obra se encontra principalmente contida num espólio, tendo apenas uma pequena parte da mesma sido publicada em vida, não é menos certo que para o poeta a projeção de uma edição e publicação da obra era decisiva. As suas inúmeras listas de projetos editoriais não só projetavam a obra para uma futura publicação como lhe conferiam uma organização própria, permitindo ler tanto os fragmentos do espólio quanto as publicações em vida enquanto partes de um mesmo todo.

Esta edição pretende contribuir para um mapeamento do espólio do poeta e uma clarificação da cronologia da obra e o portal pretende facilitar um percurso histórico e cronológico pelos documentos, oferendo diversos modos de acesso à obra, nomeadamente através de referências a títulos de obras e nomes de autor. 

A apresentação, decorre dia 20 de fevereiro, pelas 18h, na Biblioteca Nacional (auditório), e está a cargo de Pedro Sepúlveda (IELT, NOVA FCSH) e de Ulrike Henny-Krahmer (CCeH), responsáveis pela coordenação editorial e técnica da edição.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas