Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018
Investigação/projetos

Grupo 'Escritos sobre os Novos Mundos' lança coleção de documentos sobre a história luso-brasileira

Início: Países: Brasil, Portugal

História, Lançamentos, Livros

A coleção e-books Memória Atlântica é uma iniciativa do grupo de pesquisa Escritos sobre os Novos Mundos, em parceria com a Fapesp, que mantém o grupo, da Fundação Editora da Unesp (selo Cultura Acadêmica) e da Academia Portuguesa da História, e tem o propósito de oferecer gratuitamente ao público, especializado ou não, acesso a edições digitais de documentos e obras raras da cultura luso-brasileira. É um pequeno contributo, e esse é o seu principal propósito, ao sempre polêmico mas necessário processo de construção da memória e da identidade nacionais, deste e do outro lado do Atlântico.

As edições, que abarcam documentos inéditos, obras nunca antes publicadas em português e obras cujas impressões estão hoje inacessíveis, são precedidas por uma introdução histórica, composta por um ou mais especialistas, e seguida da versão integral do escrito, anotada e com ortografia e pontuação modernizadas. A cada cinco, seis meses, aproximadamente, serão lançados dois volumes da coleção: um mais voltado para a memória da Península Ibérica (a capa traz um ramo de oliva) e outro relacionado à memória da América Portuguesa, do Brasil (a capa traz um ramo de café).

Os dois volumes que abrem a coleção são: o Tratado sobre Medecina que fez o Doutor Zacuto para seu filho levar consigo quando se foy para o Brazil. Disposto e Copeado por hordem de Ishack de Matatia Aboab, escrito em 1540 por B. Godines, um manuscrito inédito preparado pelos historiadores Ana Carolina Viotti e Gabriel Ferreira Gurian; e Ensino Cristão, obra editada pela primeira vez por Luís Rodrigues em 1539, e preparada pelo historiador Leandro Alves Teodoro.

A coleção trará ainda, entre muitos outros títulos: o Índice dos cognomes e nomes dos autores da livraria do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (1766), elaborado por Frei Gaspar da Madre de Deus, um manuscrito inédito, em preparação pelo historiador Jean Marcel Carvalho França; e o Le Canarien: Histoire de la première descouverte et conqueste des Canaries, faite dès l’an 1402 escrite du temps mesme par Jean de Béthencourt, plus un Traicté de la navigation et des voyages de descouverte et conquestes modernes et principales des François (1402-1422), obra inédita em português, em preparação pelos historiadores Susani Silveira Lemos França e Rafael Afonso Gonçalves.

Os primeiros volumes estarão disponíveis para download gratuito, no site da Cultura Acadêmica (http://www.culturaacademica.com.br), a partir do dia 15 de dezembro de 2018. Também será possível adquirir as obras em papel no sistema de impressão sob demanda.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas