Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Investigação/projetos

À Margem do Cinema Português: cinema afrodescendente produzido em Portugal

Países: Portugal

Cinema, Lançamentos, Livros

O projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2019-2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pela investigadora Michelle Sales (CEIS20/UC) explorou o cinema produzido por realizadores afrodescendentes em Portugal a partir dos anos 2000 em diante, nomeadamente os trabalhos de: Vanessa Fernandes, Hamilton Trindade, Welket Bungué. Silas Tiny, Pocas Pascoal, Ângelo Torres, Ana Tica, Filipe Henriques.

O material produzido pelo projeto conta com entrevistas e artigos ambos inéditos, assim como com a Residência Artística À Margem do Cinema Português/ Afroeuropeans que teve como interesse proporcionar espaço criativo e de diálogo para artistas afro-europeus a fim de catalisar novos trabalhos, projetos em comum e formação de novas redes de colaboração. Esta residência interessou-se pelo aprofundamento de questões políticas e identitárias que dizem respeito aos modos de pensar, sentir e existir afro-europeus em contextos urbanos violentos, pós-industriais e pós-coloniais em crise.

O projeto foi realizado no âmbito do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, do Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas (LIPA) da Universidade de Coimbra, do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.


À Margem do Cinema Português
Organização: Michelle Sales
ISBN: 978-989-54713-1-7
Dep. Legal: 467627/20
Ano de Edição: 2020

O e-book À Margem do Cinema Português apresenta leituras de alguns dos filmes dos realizadores selecionados. Esta edição inclui a contribuição das investigadoras Ana Cristina Pereira (em parceria com Carla Cerqueira) da Universidade do Minho, e Jusciele Oliveira, da Universidade do Algarve, ambas investigadoras do projeto. A publicação incorpora, ainda, todas as entrevistas realizadas de forma integral.

Descarregue aqui o e-book [PDF 9,7MB].

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas