Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
Formação

Os mundos possíveis de José Saramago

Início: Fim: Países: Brasil

Literatura

Os mundos possíveis de José Saramago

O objetivo deste curso é estimular a leitura e ampliar a compreensão da obra do escritor português José Saramago – vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. Com imaginação, compaixão e ironia, Saramago ajuda seus leitores a perceberem outros lados da realidade por meio da ficção. A partir de crônicas, contos e romances, Tania Lopes propõe discutir como se desenvolve o estilo da escrita de Saramago e que traços predominam em sua obra. A análise das narrativas, citando fragmentos selecionados, levará em conta os temas e o processo de criação ficcional (narrador, personagem, tempo e espaço), com o intuito de apresentar ao leitor as variadas possibilidades de criação literária.

Encontro 1:

Deste Mundo e do Outro (1971) e Objecto Quase (1978)

As crônicas e os contos de José Saramago são considerados narrativas de seu período de formação como escritor. Nelas estão presentes a relação da História com a Ficção, pestes que assolam países imaginários, diálogo com a literatura fantástica, ficção científica e contos de fadas.

Encontro 2:

Memorial do convento (1982)

O rei de Portugal, D. João V, ordena a construção de um convento para pagar uma promessa. Para isso, consome o trabalho forçado de milhares de operários, entre eles, um soldado maneta da mão esquerda, apaixonado por Blimunda, uma mulher com poderes sobrenaturais e amiga de um padre inventor.

Encontro 3:

O ano da morte de Ricardo Reis (1984)

Com a notícia da morte de Fernando Pessoa, Ricardo Reis retorna do Brasil e se vê confrontado com os acontecimentos sombrios em Portugal e fora dele. Inconformado com a postura passiva do heterônimo, Saramago recria esse personagem a fim de lhe apresentar o horroroso contexto de 1936: a ditadura fascista de Salazar; a gestação da Segunda Guerra Mundial, a Frente Popular francesa, a Guerra Civil espanhola, a expansão nazista pela Europa.

Encontro 4:

O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991)

O romance apresenta a história do filho de José e Maria sob uma perspectiva humanizada. A figura de Jesus se apresenta como peça essencial na relação do jogo entre Deus e o Diabo. A arte narrativa se estabelece quando a onipotência do divino cede lugar à frágil resistência do humano.

Encontro 5:

Ensaio sobre a cegueira (1994) e As intermitências da morte (2005)

Os dois romances fazem parte das alegorias criadas por Saramago. As obras refletem a potência da criação de mundos imaginários. E se todos ficássemos cegos? E se amanhã não existisse mais morte?

Encontro 6:

O homem duplicado (2002)

Tertuliano Máximo Affonso é um professor pacato de História que, ao assistir um filme policial, descobre que existe um duplo de si mesmo. A partir de então, fará o possível e impossível para se livrar dessa situação. Nesse romance, Saramago se inspira na tradição do duplo, presente na literatura fantástica.

(Não é necessário ter lido as obras para participar do curso)

Tania Lopes é doutora em Estudos Literários pela Unesp (2011). Fez estágios de pós-doutorado na UNESP (2016) e na USP (2020), onde atua como pesquisadora. Tem um canal literário no Youtube: Livros & Labirintos. É colaboradora da Revista Pessoa.


Horário

às segundas-feiras
de 09 de novembro a 14 de dezembro
das 19h às 21h 

Lugar de Ler ∞
Rua Pedro Ortiz,94
Vila Madalena - São Paulo

lugardeler@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas