Quarta-feira, 01 de Maio de 2024
Formação

Curso Breve «Descolonizando Saberes. A Partir de Narrativas Orais, Urbanas e Digitais»

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Estudos Afro-Brasileiros, Literatura

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra recebe o Curso Breve «Descolonizando Saberes. A Partir de Narrativas Orais, Urbanas e Digitais: Brasil e África em Diálogo», por Mauren Pavão Przybylski (PNPD/CAPES/PÓS-CRÍTICA- UNEB), a decorrer nos dias 23 e 24 de maio de 2016.
 
A primeira edição deste curso aconteceu em junho de 2015, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Alagoinhas – BA – Brasil, e foi ministrado pela Profa Dra. Ana Lúcia Liberato Tettamanzy e a Profa. Dra. Mauren Pavão Przybylski.
 
Apropriando-se das narrativas orais, urbanas e digitais, no Brasil e em África, e das pesquisas realizadas por ambas as professoras e seus alunos em diferentes espaços do Brasil, percebeu-se a urgência que o campo dos estudos literários tem no sentido de descolonizar saberes.
 
As inscrições, limitadas a 15 vagas, podem ser feitas presencialmente no Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra ou através do endereço eletrónico ieb.fluc@gmail.com até ao próximo dia 10 de maio de 2016.
 
Carga Horária: 10 horas
Período: 23 a 24 de maio 2016
Horário: das 08h30 às 13h30h
Local: Sala do Instituto de Estudos Brasileiros
 
Organização:
Instituto de Estudos Brasileiros
Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura
 
Mauren Pavão Przybylski. Doutora em Literaturas Portuguesa e Luso-Africanas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Letras – Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras – Português, Francês e Respectivas Literaturas (FURG). Interessa-se por pesquisas que versem sobre as seguintes temáticas: tradição oral, cultura popular, representação, literaturas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais e no estudo de narrativas orais urbano-digitais no que se relaciona aos novos media e às materialidades da literatura.
 
Confira o documento em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas