Crioulidades e o Atlântico
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Cabo Verde, Portugal
O projeto Crioulidades e o Atlântico foi concebido para responder aos desafios contemporâneos associados às identidades, à diversidade sociolinguística e cultural e à inclusão social em contextos pós-coloniais atlânticos.
Organizado em microcredenciações de 3 ECTS, frequentáveis de forma autónoma ou combinadas para obtenção de pós-graduação, esta oferta proporciona uma visão aprofundada dos processos políticos, das práticas culturais e das dinâmicas históricas que moldaram as sociedades modernas, em particular aquelas influenciadas pelo colonialismo, pela migração e pelo multiculturalismo.
O programa definido proporciona uma formação interdisciplinar avançada para profissionais e interessados em intervir em áreas de elevado impacto social – como a educação, as artes, a cultura, o património, o turismo e as políticas da diferença – incentivando o diálogo intercultural, a inclusão e a coesão social.
No conjunto, valoriza o papel do conhecimento na implementação de soluções inovadoras que favoreçam práticas de cidadania equitativa, inclusiva e participativa, dotando os participantes de ferramentas para contribuir para a inovação de políticas públicas orientados para um impacto social transformador.
Este é um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e a Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV FCSHA), envolvendo um corpo docente de ambas as instituições.
Coordenado por Vítor Barros e Pedro Cardim, da NOVA FCSH, o curso conta igualmente com a participação, na mesma instituição, de Maria Cardeira da Silva, Catarina Alves Costa, Rui Cidra, Hilarino da Luz, Amélia Frazão-Moreira, Joana Teixeira, Aida Cardoso, Sónia Ferreira e Suzano Costa. Integra ainda docentes da Uni-CV FCSHA, nomeadamente António Correia e Silva, Ana Karina Moreira, Celeste Fortes e Dominika Swolkien, entre outras/os docentes e investigadoras/es convidadas/os.
Prazos
Candidaturas: 19 de janeiro até 5 de fevereiro de 2026.
Matrículas e inscrição: 4 a 16 de fevereiro de 2026.
A informação apresentada nesta página não dispensa a consulta da página desta oferta letiva e a consulta integral do Edital de Candidaturas.


