Ateliê CODESRIA: Metodologia em Ciências Sociais em África - Países Africanos Lusófonos
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe
O Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) divulga a chamada para candidaturas ao Ateliê sub-regional de metodologia em Ciências Sociais em África: sessão especial para os Países Africanos Lusófonos, 2016, que terá lugar em Praia, Cabo Verde, nos dias 25 a 29 de abril de 2016, subordinado ao tema: Metodologias de pesquisa e propostas de Teorização em Ciências Sociais em África.
A sessão de 2016 do Seminário de metodologia do CODESRIA é destinada essencialmente àqueles que ensinam a metodologia de pesquisa nas universidades e/ou centros de investigação dos PALOP e propõe-se contribuir para melhorar as capacidades de pesquisadores africanos em termos de aplicação de metodologias de pesquisa e de construção de teorias, proporcionando-lhes uma introdução ao processo de teorização, expondo-os a contribuições de estudiosos africanos nas ciências sociais e levando-os a tomar medidas práticas para sistematicamente construir ou contribuir para a construção de teorias em sua área de pesquisa.
A edição especial para os Países Africanos que falam a língua portuguesa é destinada a doutorados, ou investigadores seniores e professores que se encontram no meio ou numa fase avançada da sua carreira profissional, e que residam em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique ou São Tomé e Príncipe. A língua de trabalho será o Português. A sessão será dirigida por um/a Diretor/a, apoiado por uma equipa de dois professores, todos eles de reconhecida competência no tema do seminário.
Os investigadores e universitários seniores que desejam ser pessoas recurso são convidados a enviar ao CODESRIA um pedido indicando o seu interesse, o seu CV e um resumo das questões que pretendem abordar nas duas lições de duas horas cada. O resumo a enviar deverá ser suficientemente detalhado de forma a permitir ao Diretor/a do seminário preparar uma compilação de textos que seja útil às pessoas que coordenarão os seminários e a todos os participantes. A equipa pedagógica, para além da preparação dos cursos, deverá propor aos/as bolseiros/as uma recolha de textos sobre o tema do seminário.
Os candidatos ao seminário devem apresentar uma candidatura que inclua os seguintes elementos:
1. Uma carta de candidatura indicando o tema de pesquisa ou a área de interesse do candidato;
2. Uma proposta básica de pesquisa (cinco páginas no máximo), caso exista, apresentando claramente a problemática que se procura estudar, a pertinência do tema no contexto em que se quer desenvolver a pesquisa, o quadro teórico a utilizar, a revisão da bibliografia, bem como os referentes metodológicos a utilizar;
3. Um curriculum vitae detalhado e atualizado (5 páginas máximo).
4. Duas cartas de recomendação:
a) uma carta do diretor de tese ou de um outro supervisor mostrando a pertinência do projeto de pesquisa, o estado de avanço da mesma e a(s) abordagem(ens) metodológicas e os resultados esperados ;
b) uma carta de um outro professor sobre os méritos e o potencial acadêmico do candidato.
5. Uma carta de filiação institucional.
A seleção dos dossiês far-se-á em função do carácter inovador da proposta de pesquisa, ou da matéria que leciona, do equilíbrio de gênero e da repartição geográfica.
A data limite para a apresentação das candidaturas é 15 de março de 2016.
Confira a chamada na íntegra no site da CODESRIA:
http://newebsite.codesria.org/spip.php?article2536
Caroline Granycome: Praia | CC BY-SA 2.0


