Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
Formação

A escola na Literatura e no Cinema

Início: Fim: Países: Portugal

Cinema, Educação, Literatura

Ao longo dos últimos dois séculos, o impacto da instituição escolar nas artes tem sido notável. O curso A escola na Literatura e no Cinema visa articular as relações que se estabelecem entre a experiência da escolarização e a auto(biografia), a ficção escolar e o cinema. O curso decorre de 10 de janeiro a 8 de fevereiro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)

Partindo de novelas frequentemente autobiográficas, o curso estudará vários retratos da vida escolar tal como ela é apresentada na ficção portuguesa e europeia, e na Sétima Arte. Especial atenção será prestada às obras que conheceram adaptações para o cinema, como “Tom Brown Schooldays” de Thomas Hughes, “Goodbye Mr. Chips” de James Hilton, “The Confusions of Young Törless” de Robert Musil, “Manhã Submersa” de Vergílio Ferreira, “La ville dont le prince est un enfant” de Henry de Montherlant, e “Les Amitiés Particulières” de Roger Peyrefitte. Serão igualmente contempladas algumas obras ainda sem versões para o cinema, particularmente “Uma gota de sangue”, de José Régio, e outras pertencentes ao cânone da novela escolar portuguesa.

O foco do curso estará nas relações entre as memórias da escolarização e a ficção autobiográfica, sem esquecer os necessários elementos de história da escola nos séculos XIX e XX, visando entender a sua presença nas diversas literaturas europeias e a experiência da reinterpretação da vida escolar pelo cinema.

Mais informações aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas