Sexta-feira, 23 de Abril de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

InternetLab apoia projetos de pesquisa sobre técnicas de manipulação em redes sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciência Política, Ciências da Comunicação, Ciências da Informação e Documentação, Direito, TIC

O InternetLab, centro independente de pesquisa em direito e tecnologia, lança edital para selecionar projetos de pesquisa empírica, coletiva ou individual, que se proponham a desenvolver e aplicar metodologias e/ou ferramentas que auxiliem na identificação e no mapeamento do uso coordenado de técnicas de propaganda computacional. A maior preocupação reside em melhorar a detecção de operações de influência política baseadas em técnicas projetadas para manipulação e distorção do debate democrático, como as que simulam o comportamento humano, criam uma falsa percepção do debate público e prejudicam o acesso à informação dos cidadãos sobre a forma como temas políticos são discutidos. 

O objetivo é fomentar iniciativas e capacidades para a detecção do uso de técnicas e ferramentas que influenciam profundamente as agendas públicas e políticas, alterando as premissas reais do debate ao criar compreensões coletivas artificiais. O edital busca selecionar ideias e propostas inovadoras de acadêmicos e especialistas dos campos de ciências da computação, ciência de dados, tecnologia da informação, ciência política, direito, comunicação, dentre outras áreas relacionadas. A iniciativa tem o apoio do National Endowment for Democracy e é elaborada de maneira independente pelo InternetLab.

Por meio deste edital, InternetLab quer selecionar e apoiar  projetos de pesquisa, coletiva ou individual, novos ou já em andamento.  Os trabalhos escolhidos devem se propor a desenvolver e aplicar metodologias inovadoras para a identificação e o mapeamento do uso coordenado de técnicas de propaganda computacional que simulem o comportamento humano, criem uma falsa percepção do debate público e distorçam e manipulem a opinião pública em contextos políticos e/ou eleitorais.

Espera-se que as propostas não se limitem a replicar metodologias estrangeiras, desenvolvidas para outros contextos nacionais, mas que estejam atentas às especificidades do contexto brasileiro e às técnicas de propaganda computacional relevantes no atual cenário político nacional, com especial atenção àquelas aptas a gerarem impacto expressivo na conjuntura política-eleitoral de 2022.

As propostas poderão ser submetidas até 15 de fevereiro de 2021, pelo e-mail projetos@internetlab.org.br.

Mais informações no site do InternetLab.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas