FDSBC abre seleção para bolsa de Pós-Doutorado FAPESP no Projeto Égide
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil
A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) abriu seleção para uma bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no âmbito do Projeto Égide: Violência, Educação e Vigilância em Escolas do Município de Campinas, sob responsabilidade do pesquisador Lucas Catib de Laurentiis. A bolsa insere-se na área de Direito e Políticas Públicas de Segurança.
O bolsista desenvolverá pesquisa sobre policiamento preditivo, vigilância e uso de dados em políticas de segurança escolar, com foco na proteção de direitos humanos, através de pesquisa bibliográfica, normativa e jurisprudencial, análise comparada de experiências nacionais e internacionais, e avaliação dos riscos jurídicos de sistemas de vigilância e perfilamento.
São exigidos doutoramento em Direito ou área afim, obtido há menos de sete anos, experiência comprovada em pesquisa académica, domínio da pesquisa bibliográfica e jurisprudencial, e proficiência em português e inglês. São valorizadas experiência em direitos humanos, proteção de dados, segurança pública ou criminologia, bem como publicações sobre temas relacionados. O valor da bolsa é de 12.570 reais mensais, com dedicação exclusiva.
As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para lucas.laurentiis@direitosbc.br, com CV, carta de apresentação, comprovativo de doutoramento, publicações relevantes e proposta de plano de trabalho, até 30 de setembro de 2026.
Mais informações: https://fapesp.br/oportunidades/projeto-%C3%89gide:-violencia-educacao-e-vigilancia-em-escolas-do-municipio-de-campinas/9783/.


