Sábado, 26 de Setembro de 2020
Congressos

XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público — CODAIP

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Direito

O XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público — CODAIP, neste ano totalmente on-line, abordará os impactos das novas tecnologias da INTERNET e a modernização do Direito Autoral.

Dos dias 3 a 6 de novembro de 2020, o Grupo de Estudos de Direito Autoral e Industrial (GEDAI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará o XIV Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Neste ano o evento será realizado totalmente pela INTERNET devido às restrições impostas pelas medidas sanitárias no combate à pandemia do COVID-19.

O Congresso vai ao encontro de outras iniciativas já realizadas pelo GEDAI/UFPR e tem como objetivo principal estimular uma abordagem crítica e profunda acerca do Direito da Propriedade Intelectual.

Serão abordadas questões atuais sobre:

  • Os novos desafios para o Direito Autoral frente a pandemia do COVID-19.
  • Os novos modelos de negócios e expressões artísticas na Economia Criativa e como eles devem ser adequadamente tutelados para uma justa remuneração dos autores.
  • Como serão os Direitos de Propriedade Intelectual das obras criadas por meio de inteligência artificial.
  • A Cultura Digital como afirmação do interesse público na transformação digital do patrimônio cultural dos acervos de museus e sua divulgação pela INTERNET.
  • Quais os interesses públicos que serão os parâmetros para as alterações legislativas e como empreender uma agenda positiva para que os novos modelos de desenvolvimento para o Brasil efetivamente promovam a inclusão social, tecnológica e cultural.

A finalidade principal do Congresso de Direito de Autor e Interesse Público é propiciar o debate entre os diversos setores da academia, profissional e artístico na seara dos Direitos Autorais e Culturais sobre a necessidade da reforma da lei autoral dentro do contexto cultural e tecnológico da sociedade brasileira.

No evento, os participantes, além das palestras, painéis e estudos de casos, poderão participar dos Workshops dos principais Grupos de Pesquisa do país e do exterior, permitindo que eles conheçam suas linhas de pesquisas e os seus trabalhos mais atuais.

O evento é organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD/UFPR, por intermédio do Grupo de Estudos em Direito de Autor e Industrial – GEDAI/UFPR e com o apoio do UniCuritiba e fomento da agência CAPES, do CNPq, bem como da PUCPR, INTERARTIS Brasil,  Associação Paulista de Propriedade Intelectual – ASPI, Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPI e da OAB/PARANÁ.

A chamada de artigos está aberta até 03/10/2020.

Mais informações: https://codaip.gedai.com.br/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas