Sábado, 20 de Abril de 2019
Congressos

XIII Jornadas de Atualização Docente de PLE

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Formação, PLE

O Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, através da Coordenação do Ensino Português Espanha e Andorra e do Centro Cultural Português em Vigo, organizará as XIII Jornadas de Atualização Docente de PLE  “Estimular a criatividade no PLE - Nível II”, que terão lugar sexta-feira, dia 22 de fevereiro, na Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha, sala 2.2

As XIII Jornadas de Atualização Docente de PLE são uma continuação das IX Jornadas de Atualização Docente de PLE e contam com o regresso das formadoras Margarida Fonseca Santos e Paula Pessanha Isidoro.


Justificação

Com o auge das metodologias comunicativas no ensino das línguas estrangeiras, tem-se compreendido que a expressão escrita deve andar de mãos dadas com a expressão oral. Ainda que estejam cada vez disponíveis mais recursos para Professores de Português Língua Estrangeira (PLE), para a efetiva e estimulante prática de escrita, pretendemos com esta segunda sessão dar continuidade ao desenvolvimento de estratégias por parte dos docentes para estimular a escrita na aula de PLE, continuando a ter presente que oralidade e escrita configuram um continuum tipológico e que ambas contribuem para o processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos

  • Refletir sobre a criatividade e a filosofia dos desafios da escrita;
  • Compreender, avaliar e experimentar os usos criativos de linguagem em leitura, escrita e oralidade no português;
  • Fornecer estratégias para rever e melhorar a expressão oral e escrita no PLE;
  • Usar o humor como recurso para falar e escrever;
  • Divulgar os projetos e recursos de escrita criativa em PLE.  

Metodologia  
O curso é eminentemente prático, proporcionando momentos de experimentação. Serão mostrados diferentes pontos de partida e diferentes formas de produção (oral e escrita), através de exercícios práticos e divertidos que culminam com a leitura de textos e debate sobre os resultados.

Formadoras

  • Margarida Fonseca Santos - escritora, formadora e dramaturga portuguesa;
  • Paula Pessanha Isidoro - professora de português e francês língua estrangeira em Espanha. Lecionou desde 2005 tanto nível secundário como universitário, em distintos países europeus e africanos.  

Conteúdos

  • Apurar a escrita, num texto curto, implica uma série de decisões importantes: o que se escreve, o que desaparece, o que se intui nas entrelinhas, o que se deixa em aberto. O projeto «Histórias em 77 Palavras» reúne uma série de procedimentos que, por um lado, nos afastam do medo da página em branco, e, por outro, nos levam a encontrar uma voz narrativa. Não se pretende criar escritores, mas sim pessoas que gostam de escrever e, consequentemente, de ler.
  • Encontrar, em canções universais cujo ritmo é conhecido, palavras para rimar e, assim, desenvolver competências de escrita nos alunos, escrevendo textos novos, personalizados e atualizados.

Público alvo
Professores de PLE no ativo ou não, do ensino secundário e universitário, de EOI ou de Centros de Língua na Galiza e no resto de Espanha. Máximo 40 pessoas.

Avaliação e certificação
A avaliação da formação será feira mediante preenchimento de um breve questionário online, cujo link será enviado via correio eletrónico, após o término das jornadas. O certificado de participação nas jornadas será depois emitido, uma vez realizado o preenchimento da avaliação. Os docentes ao serviço da Xunta da Galiza terão a possibilidade de certificar a sua participação nestas jornadas.

Inscrições e mais informações: XIII Jornadas de atualização docente de PLE.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas