Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Congressos

V Colóquio Internacional de Doutorandos do CES

Início: Fim: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais

O V Colóquio Internacional dos/as Doutorandos/as dos CES lança a investigadoras/es e estudantes, assim como a colegas de outras unidades de investigação nacionais e internacionais, o desafio de uma reflexão sobre o poder nas sociedades contemporâneas.
 
Poderes emergentes, continuidades e transformações dá o mote para uma discussão sobre as lutas que emergem das tensões entre mudança e reprodução social. Este Colóquio convida a um olhar sobre as dinâmicas de estruturação de novos poderes, considerando as estruturas e dinâmicas de reprodução dos poderes historicamente institucionalizados e estruturados. Trata-se, pois, de poderes que emergem das atuais lógicas de estruturação social, perceptíveis na intersecção do global com o local, da sociedade e suas instituições com os indivíduos, coletivos e suas ações. Assim, este tema remete para as dinâmicas de luta pelo exercício da dominação e emancipação, bem como as suas reciprocidades e os seus focos de tensão. Ao compreender-se o poder como uma relação em contínua reconstrução e reconfiguração, abre-se o espaço necessário à sua descoberta nos mais diversos domínios da vida social mas, mais ainda, devolve-se ao sujeito a capacidade de o transformar. Desafiar a um debate sobre poderes emergentes constitui, portanto, um repto a uma observação aprofundada sobre a própria sociedade e os diversos campos de atividade social, compreendendo que toda a relação de poder tem uma natureza política e histórica a observar e questionar. Poder económico, poder político, poder cultural e poder simbólico são expressões que convidam a uma análise da economia do poder, das suas políticas, culturas e símbolos e signos nas diversas esferas da vida social, bem como nos seus diversos planos analíticos. É, neste âmbito, um exercício que propomos ao nível das seguintes áreas temáticas: Arte, Literatura e Cultura; Cidades, Urbanismo e Património; Ciência, Riscos: Ambiente, Território e Demografia; Democracias, Participação e Direitos Humanos; Desafios Metodológicos; Entre Colonialismos: as Metamorfoses do Poder; Estado, Administração e Políticas Públicas; Género e Sexualidade: Desigualdades e Resistências; Interculturalidade(s) e Ecologia(s) dos Saberes; Paz, Poder e Segurança; Pobreza e Exclusão; Transformações no Mundo do Trabalho.
 
V Colóquio Internacional de Doutorandos do CES
Poderes Emergentes, Continuidades e Transformações
20-21 março de 2015

 
Data limite: 31 de dezembro de 2014, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
 
O Colóquio contará com uma sessão de abertura com intervenções de três investigadores convidados e uma conferência final.
 
Convidamos todos/as os/as interessados/as em apresentar um trabalho no V Colóquio Internacional de Doutorandos do CES “Poderes Emergentes, Continuidades e Transformações”, a enviar uma proposta. Esta deverá conter título, descrição até 250 palavras (espaços incluídos) e 3/4 palavras-chaves. Ainda, a identificação do/a autor/a deverá referir nome, profissão, instituição, grau académico, tipo de comunicação (projeto inicial, doutoramento em curso ou em fase final) e área temática pretendida.
 
Todas as propostas devem ser enviadas para coloquiodoutorandoscall@ces.uc.pt
 
Data limite para entrega das propostas: 31 de dezembro (estendido até 15 de janeiro para os/as alunos/as que ingressem no próximo ano letivo)
Data limite para resposta sobre aceitação da proposta: 2 de fevereiro de 2015
 
CES/Coimbra

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas