Segunda-feira, 12 de Outubro de 2026
Congressos

II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos (SASLI)

Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Estudos Indígenas, Linguística, Política Linguística

O projeto Arquivos de Saberes Linguísticos realiza, de 25 a 27 de novembro de 2026, no Rio de Janeiro, o III Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos (SASLI), com o tema "Recontar a história, descolonizar saberes sobre as línguas no/do Brasil". O evento é presencial e todas as atividades são gratuitas.

A edição celebra o centenário da obra "Da tendência do Tupi" (1926) e homenageia o seu autor, Clóvis do Rego Monteiro, professor, diretor do Colégio Pedro II e primeiro catedrático de Língua Portuguesa da UERJ. Integra também as celebrações da Década Internacional das Línguas Indígenas.

O seminário propõe uma releitura crítica para desnaturalizar narrativas hegemônicas e tensionar discursos racializados na universidade, dando visibilidade à participação de línguas e sujeitos indígenas e africanos na constituição da língua do Brasil.

Podem submeter resumos professores e pesquisadores de diferentes níveis, inclusive graduandos, de 5 a 20 de outubro de 2026, nas temáticas da contribuição de Clóvis Monteiro; história da língua; políticas linguísticas; institucionalização de saberes linguísticos; e descolonização linguística.

Mais informações: https://www.even3.com.br/iii-sasli-777058/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas