Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Congressos

Lisboa | 28º Colóquio da ADMEE-Europe: Avaliações e Aprendizagens

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Educação, Chamada para trabalhos

Durante os dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2016 acontecerá 28º Colóquio Internacional da ADMEE-Europe. Organizado pela Association pour le devéloppement des methodologies d’evaluation em éducation (ADMEE-Europe) e o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa o evento será realizado em Lisboa (Portugal), subordinado ao tema: Avaliações e Aprendizagens.
 
Na atualidade, resultante de uma grande multiplicidade de políticas e de dispositivos de avaliação e de algumas décadas de investigação, os trabalhos consagrados à avaliação e à aprendizagem constituem um vasto corpus empírico e teórico.
 
O Colóquio visa contribuir para o reforço e consolidação do debate científico sobre as perspetivas, os dispositivos, as metodologias, os instrumentos e as práticas de avaliação, e sobre os efeitos destas práticas, tendo como referência três formas de avaliação: a avaliação da aprendizagem (perspetiva somativa), a avaliação ao serviço da aprendizagem (perspetivas diagnósticas e formativa) e a avaliação enquanto aprendizagem (perspetiva que inclui a autoavaliação e a metacognição). Estas dimensões serão discutidas nos diferentes níveis de análise (macro, meso e micro), nos quatro eixos específicos.
 
Apresentação de propostas
 
Pode participar no Colóquio através de comunicação individual e ou de um simpósio. As propostas de comunicação têm, necessariamente, de estar relacionadas com os eixos temáticos ou com os grupos de trabalho da ADMEE, e enquadrar-se numa das seguintes categorias: trabalhos de investigação, desenvolvimento de instrumentos, análise de práticas e síntese de investigações.
 
A submissão de propostas de comunicação será realizada online, no site do Colóquio conf.admee2016.ie.ulisboa.pt, até ao 10 de setembro de 2016.
 
Eixos temáticos
 
Eixo 1: Articulações entre avaliação e aprendizagem no âmbito das políticas educativas;
Eixo 2: Articulações entre avaliação e aprendizagem no âmbito das práticas pedagógicas;
Eixo 3: Articulações entre avaliação e aprendizagem no âmbito das metodologias e dos instrumentos;
Eixo 4: Articulações entre avaliação e aprendizagem no âmbito das avaliações externas, internacionais e nacionais.
 
Redes temáticas nas quais pode submeter diretamente a sua comunicação:
 
Validação de Aquiridos Experienciais (VAE)
 
A rede RVAE-ADMEE criada em 2005 reúne-se desde então para promover a partilha e difusão do conhecimento sobre a validação de adquiridos experienciais, as formas de reconhecimento e validação que se apoiam sobre diferentes modalidades de avaliação, nos vários países, nomeadamente, na União Europeia e no Canadá. O grupo reúne-se duas vezes por ano para promover a partilha de resultados de investigações, o próximo encontro terá lugar no 28º Colóquio da ADMEE-Europe, em Lisboa. O grupo é aberto a investigadores que se interessem pela temática da avaliação de adquiridos experienciais e avaliação de competências.
 
Investigações colaborativas sobre práticas de avaliação (RCPE)
 
Esta rede, que existe desde 2008, destina-se a investigadores e práticos (professores, formadores, conselheiros pedagógicos, etc.) que estudam as práticas de avaliação numa perspetiva colaborativa, procurando produzir conhecimentos científicos e, em simultâneo, contribuir para o desenvolvimento profissional dos participantes. O trabalho atual e futuro da rede RCPE organiza-se em torno de três eixos, em torno dos quais podem ser apresentadas propostas de comunicações: 1. No contexto da formação inicial de professores – Investigações colaborativas que incidam sobre a problemática do acompanhamento e da avaliação nos estágios, da avaliação propriamente dita, e da formação com recurso a novas tecnologias, etc; 2. Com professores em exercício ou outro tipo de profissionais – Colaboração com os profissionais para estudar temáticas no domínio da avaliação associadas ao seu campo de práticas (apoio à aprendizagem, regulação, certificação, orientação, transição e comunicação, etc): 3. No âmbito de inovações e de projetos políticos – Investigações colaborativas entre vários parceiros implicados em inovações pedagógicas a avaliar-regular, na conceção de instrumentos de avaliação de resultados, em novas práticas de avaliação associadas a projetos políticos, etc.
 
Avaliação e Ensino Superior (EES)
 
Lançada em 2013, durante o 25º Colóquio da ADMEE-Europe, para responder a uma preocupação em desenvolvimento no seio da Associação, a rede Avaliação e Ensino Superior reúne investigadores e práticos interessados nos dispositivos e práticas de avaliação de e no ensino superior, assim como os seus efeitos. A problemática da articulação entre as formas de avaliação e as aprendizagens está no centro do questionamento desta rede a diferentes níveis: político, estabelecimentos, investigação, programas, formações, professores, alunos. No 28º Colóquio da ADMEE-Europe esperam-se simpósios e comunicações individuais sobre estas temáticas, nomeadamente, nos eixos 1, 2 e 3. O encontro em Lisboa será igualmente uma oportunidade para iniciar projetos internacionais no âmbito da rede.
 
Avaliações e Didáticas (EVADIDA)
 
A rede Avaliações e Didáticas (EVADIDA) reúne investigadores que desejam contribuir para uma aproximação entre avaliações e didáticas disciplinares. A didática profissional, assim como a “não disciplinar”, podem também ter lugar nesta rede. Pretende-se promover o diálogo entre diferentes tradições de investigação, para daí retirar contributos. Uma das especialidades dos trabalhos e reflexões apresentadas no âmbito da EVADIDA é tomada em consideração dos conteúdos disciplinares presentes nas práticas de avaliação. A temática do Colóquio de Lisboa (Avaliações e Aprendizagens) oferece uma entrada pertinente para dar seguimento a colaborações iniciadas em encontros precedentes e concretizados durante o Colóquio de Liége, em 2015.
 
28º Colóquio da ADMEE-Europe
Avaliações e Aprendizagens
13, 14 e 15 de janeiro de 2016
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

 
Prémio ADMEE 2016
 
O Conselho de Administração da ADMEE decidiu premiar um ou dois estudantes pela excelência do seu trabalho na área da avaliação.
 
O prémio tem o valor de 500 euros. O(s) premiado(s) conta(m) também com a oferta da inscrição no colóquio da ADMEE 2016, em Lisboa.
 
Quem se pode candidatar?
 
Este prémio é dirigido a estudantes inscritos em Mestrado ou Doutoramento. Para comprovar que reúne os requisitos necessários, o candidato tem de: i) apresentar um comprovativo de inscrição no Mestrado ou no Doutoramento, passado pela instituição de ensino superior responsável; ii) identificar o nome do(a) orientador(a) do Mestrado ou do Doutoramento.
 
Mais informações: http://admee2016.ie.ulisboa.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas