Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

Jornada Boas Práticas em Línguas | ILCH – BabeliUM

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Língua, Chamada para trabalhos

O BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho organiza a Jornada Boas Práticas em Línguas que se realiza no auditório do ILCH, campus de Gualtar, no dia 4 de maio de 2016.

Esta Jornada visa criar um espaço de apresentação, partilha e discussão de experiências e de projetos considerados boas práticas no ensino-aprendizagem das línguas, quer das línguas estrangeiras que integram os currículos escolares, quer do Português como língua não materna, no âmbito da promoção do multilinguismo e da interculturalidade em contexto de ensino formal e/ou não formal.

Convidamos todos aqueles que têm vontade de expor os seus projetos e experiências e de debatê-los com os seus pares, de maneira a renovar e a desenvolver competências e práticas docentes, bem como a otimizar a aprendizagem dos alunos, a enviarem-nos propostas de comunicação ou de poster até ao dia 21 de fevereiro.

Aos inscritos na Jornada será emitido um certificado de participação.

A conferência inaugural será proferida pela Doutora Maria del Carmen Arau Ribeiro, Presidente Executiva da ReCLes (Associação de Centros de Línguas do Ensino Superior em Portugal).

Painéis Temáticos

• 1. Práticas de ensino-aprendizagem multilingue (modalidades de ensino de uma disciplina em língua estrangeira/content and language integrated learning)
• 2. Práticas de ensino-aprendizagem baseadas na realização de tarefas (collaborative and task-based approach in language learning)
• 3. Projetos no âmbito da intercompreensão e interculturalidade
• 4. Projetos envolvendo media e novos media
• 5. Perspetivas inovadoras sobre avaliação
• 6. Outros.

Apresentação de Propostas

As propostas de comunicações e de posters deverão inscrever-se nos painéis temáticos da Jornada e ser enviadas, até 21 de fevereiro, para a comissão organizadora através do endereço: dirbabelium@ilch.uminho.pt

As propostas podem inscrever-se em mais do que um painel.

Línguas de trabalho: Português, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol.

Datas Importantes

21 de fevereiro: data limite para a receção de propostas