V Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea - Novas datas de realização e submissão de resumos
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada para trabalhos, Estudos Comparatistas, Estudos Culturais, Estudos Lusófonos, Literatura
Até ao próximo dia 7 de outubro, o V Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea recebe no seu e-mail (ciclc@ipportalegre.pt) resumos para a edição de 2024: Realidades ao Espelho: o Fantástico e o Maravilhoso entre a Imanência e a Transcendência, que se realiza nos dias 14 e 15 de novembro de 2024.
Entre a imanência e a transcendência, o texto literário soube, ao longo do seu caminho diacrónico, incorporar leituras do empírico e do sonho, do real e do imaginário, criando mundos e tempos insólitos, singulares ou encantadores. O exercício da diferença, no Fantástico e no Maravilhoso, executado entre horizontes da imaginação, do absurdo ou do (in)verosímil, conheceu diálogos interartes que têm incluído a literatura, o cinema, a pintura ou a música, permitindo permutas, influências e contaminações no universo da Lusofonia. Tendo a Literatura Comparada como referência, o Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea convida professores e investigadores para a sua quinta edição, a realizar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, em formato híbrido, nos dias 14 e 15 de novembro de 2024.
Linhas Temáticas
- Das histórias orais à escrita literária
- A linguagem do maravilhoso e do fantástico
- Memória e releitura dos contos maravilhosos na literatura infantil contemporânea: versões, adaptações e reescrita
- O Fantástico e o Insólito na literatura infantil e juvenil contemporânea
- Os contos maravilhosos na sala de aula de língua portuguesa
- O Fantástico e o Maravilhoso nos diálogos interartes e intermédia
Cada proposta deverá incluir:
As propostas devem seguir a versão mais recente das normas APA, bem como as seguintes orientações:
- título
- nome(s) do(s) autor(es)
- afiliação
- linha temática em que se inscreve
- resumo até 300 palavras
- até 5 palavras-chave
- até 5 referências bibliográficas
Cada proponente poderá apresentar, no máximo, uma proposta a título individual e uma em coautoria ou duas propostas em coautoria.
As apresentações não devem exceder 20 minutos cada.
A língua do Congresso é o Português.
Mais informações em https://ciclc.ipportalegre.pt/ ou através do e-mail do evento (ciclc@ipportalegre.pt)


