Sábado, 26 de Setembro de 2020
Congressos

IX Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Direito, Letras, Literatura, Psicologia

O CIDIL, evento promovido e organizado pela Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Direito da UnB, FDV e UNIFG, excepcionalmente, face as restrições sanitárias impostas pelos contexto da Covid-19, acontecerá na forma de um webcolóquio, através da plataforma Zoom. O IX Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL), acontecerá nos dias 06, 07, 13 e 14 de novembro de 2020 e as apresentações de trabalhos acontecerão dias 19 e 20 de novembro de 2020.

O CIDIL é o mais importante evento em Direito e Literatura da América Latina, tendo como objetivo a promoção e difusão dos estudos sobre Direito e Literatura desenvolvidos no Brasil e no exterior. Marca este evento o estímulo à cooperação internacional imbuída no diálogo entre pesquisadores dos mais diversos níveis acadêmicos afim de favorecer a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar.

Este ano de 2020 está sendo um ano de grandes desafios e despedidas. O CIDIL e a RDL sempre contaram com a presença marcante de um dos principais pesquisadores em Direito e Literatura do cenário europeu, o Prof. José Calvo González. O autor de "Direito Curvo", "Verdad [Narración] Justicia", de "La Justicia como relato", de "La fragilidad de los derechos" e tantas outras obras, nos deixou este ano. E, portanto, reuniremos nesta nona edição do CIDIL, estudiosos, pesquisadores e interessados nas discussões e reflexões sobre Direito e Literatura em torno da temática: As Narrativas de um Direito Curvo: uma Homenagem a José Calvo González.

Submissão de Trabalhos

Os trabalhos acadêmicos submetidos deverão refletir proposta teórica resultante de pesquisa cientí-fica na área do Direito e Literatura, devendo ser enquadrados em um dos seguintes Grupos Temáticos (GTs):

  • GT 1:  Direito, Literatura e as narrativas de um Direito Curvo: Estudos e pesquisas relacionadas ao direito, em especial reflexões referentes à interlocução com a literatura, a partir das contribuições de José Calvo González.
  • GT 2:  Direito, linguagem e narrativa: Estudos e pesquisas, de caráter teórico, envolvendo reflexões acerca de temas como linguagem, discurso, normatividade, hermenêutica, tradução, retórica e educação jurídica.
  • GT 3:  O Direito através da literatura: Estudos e pesquisas em que a literatura exsurge como fonte para a reflexão crítica do Direito, possibilitando discutir o papel da lei, as representações da justiça, a aplicação das normas jurídicas etc.
  • GT 4:  Direito e Humanidades: Estudos e pesquisas que exploram as inúmeras intersecções relacionadas ao Law and Humanities, como, por exemplo, Direito e Cinema, Direito e Artes, Direito e Música etc.

Serão aceitos resumos em português, espanhol ou inglês.

Os trabalhos científicos poderão ser apresentados por pesquisadores dos mais diversos níveis acadêmicos (graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado).

Para a submissão do trabalho, é necessária a prévia inscrição do(s) autor(es) no evento, no valor da sua respectiva modalidade: (a) estudantes de graduação; (b) demais participantes. Os membros da RDL com anuidade de 2020 em dia têm isenção da inscrição para submissão de trabalho.

As inscrições e submissão deverão ser realizadas até 20 de setembro de 2020, através do site da RDL.

Mais informações através do e-mail cidil@rdl.org.br e na página do IX Colóquio Internacional de Direito e Literatura (CIDIL).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas