Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
Congressos

IV Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo | novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Cinema, Literatura, Política

Foi prorrogado, até 20 de outubro de 2019, o prazo para apresentação de candidaturas ao call for papers relativo às IV Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo (Pontevedra, 2-4 de dezembro de 2019).

As “IV Jornadas Internacionais José Saramago da Universidade de Vigo — Saramago e os desafios do nosso tempo” darão continuidade às numerosas atividades académicas, culturais e de divulgação que a I Cátedra Internacional José Saramago da Universidade de Vigo (CJS) tem vindo a desenvolver desde a sua fundação, em 2015. Nesta quarta edição, que se realizará entre os dias 2 e 4 de dezembro, novamente na Casa das Campás da Vice-Reitoria do Campus de Ponte Vedra, as Jornadas centrar-se-ão em duas linhas temáticas principais:

  1. A criação de uma Rede Internacional de Cátedras Galego-Lusófonas (RICaGaL), promovida pela CJS, a qual congrega as seis cátedras Saramago existentes a nível mundial, juntamente com outras quatro cátedras do Camões, I.P., um instituto de investigação da Galiza, uma rede e três associações culturais galego-portuguesas com atividades transfronteiriças. A presença das e dos responsáveis destas entidades permitirá a organização de quatro mesas-redondas nas quais se apresentarão as trajetórias e os trabalhos destas entidades, se reforçará a sua visibilidade, se intensificarão as relações e a colaboração internacional e se facilitará a realização de projetos interdisciplinares comuns.
  2. “Saramago e os desafios do nosso tempo”. A obra e o pensamento de José Saramago sempre acompanharam os acontecimentos e as problemáticas do nosso tempo. Começando com os conflitos sociais, económicos, políticos e ecológicos da nossa contemporaneidade, até aos aspetos mais concretos como a migração ou as ideologias neoliberal, especista, sexista, homófoba, xenófoba, etc., a obra saramaguiana e o ativismo do seu autor oferecem diferentes respostas a estes desafios. As mesas-redondas e as comunicações analisarão e debaterão diferentes aspetos da obra ou do pensamento de José Saramago que possam ser relacionados com os seguintes âmbitos temáticos:
  3. Literatura e arte como meios didáticos, de intervenção ou de ativismo.
  4. Natureza e meio ambiente, especialmente as alterações climáticas.
  5. Política e economia na atualidade.
  6. Convergência e/ou barreiras nas relações culturais galego-lusófonas.
  7. Ética, igualdade e justiça social, especialmente no contexto da “Carta universal de deveres e obrigações dos seres humanos”.
  8. Educação e ensino.

Como já tem sido habitual, participarão ativamente nestas Jornadas docentes e estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação, da Faculdade de Belas Artes e da Faculdade de Filologia e Tradução, entre outras faculdades da Universidade de Vigo. Também colaborarão connosco alunas e alunos de língua portuguesa do ensino secundário galego.

José Saramago deixou-nos um legado intelectual e literário que convoca domínios tão diferentes, mas complementares, como a política, a economia, a ciência, a religião e a literatura. A universalidade das ideias, das ações e das palavras de Saramago serão tão mais universais quanto mais as fizermos ecoar e atuar no nosso mundo. Não basta dizer que a arte e, em particular, a literatura podem contribuir para a defesa da liberdade, da igualdade, dos direitos humanos e do meio ambiente. Os grandes problemas do nosso tempo são também as grandes questões da (grande) literatura e da (grande) arte contemporâneas, que, de diferentes modos, se propõem (re)desenhar novos ou renovados paradigmas para o ser humano, dentro da (des)ordem da natureza e do ambiente.

Por isso, o mote destas IV Jornadas continua a ser aquele que nos tem vindo a inspirar desde a primeira edição:

“O ser humano não deve contentar-se com o papel do observador. Tem responsabilidade perante o mundo, tem de actuar, intervir”

(José Saramago, 1987)

Chamada de trabalhos para comunicações breves

Linhas temáticas

Aspetos da obra ou do pensamento de José Saramago que permitam debater questões de:

  • Literatura e arte como meios didáticos, de intervenção ou de ativismo;
  • Convergência e/ou barreiras nas relações culturais galego-lusófonas;
  • Meio ambiente, especialmente as alterações climáticas;
  • Política e economia na atualidade;
  • Ética, igualdade e justiça social, especialmente no contexto da “Carta universal de deveres e obrigações dos seres humanos”;
  • Educação e ensino.

Questões técnicas

Agradecemos o envio de

  1. Um resumo em formato Word/Open Office, com um máximo de 500 palavras (incluindo bibliografia e palavras-chave).
  2. Uma breve biobibliografia (máximo 100 palavras).

Data-limite: 20 de outubro de 2019.

Endereço: catedrasaramago@uvigo.es.

As comunicações, com um máximo absoluto de vinte minutos de duração, poderão ser apresentadas em português, galego ou espanhol.

Devido às restrições impostas pelo próprio programa e à necessidade de reservarmos tempo para debates, a comissão científica só poderá selecionar um máximo de doze propostas de comunicações.

Privilegiar-se-ão propostas com metodologias e/ou temas interdisciplinares.

As IV Jornadas serão gravadas e retransmitidas pela UVigo TV, o que torna obrigatória a cessão dos direitos de imagem.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas