Sábado, 20 de Abril de 2024
Congressos

International Conference | Europe and the changing Mediterranean: policies and research agendas for culture, heritage, and sustainability

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Culturais, Património Cultural, Sustentabilidade

Está aberta a chamada para comunicações para a Conferência Internacional "Europe and the changing Mediterranean: policies and research agendas for culture, heritage, and sustainability" que se realiza nos dias 28 e 29 de Novembro de 2024, na Universidade de Évora (Portugal).

Data limite para submissões: 30 de abril de 2024

Toda a informação disponível AQUI.

Enquadramento:

Berço das civilizações clássicas, o Mediterrâneo é o resultado da diversidade cultural das diferentes sociedades que o conquistaram, ocuparam e transformaram. É um espaço de fronteiras dinâmicas, de trânsito e de intercâmbio entre culturas e religiões, em constante mudança, desenvolvimento e transformação.
Além disso, o Mediterrâneo é uma das regiões mais afectadas a nível mundial pelas alterações climáticas. A seca ameaça a sobrevivência das espécies animais e vegetais e a biodiversidade. As alterações demográficas na Europa do Sul são marcadas pela migração, pelo envelhecimento da população, pela desertificação do espaço rural e pela consequente pressão demográfica nas cidades do litoral. A pressão turística tem impactos irreversíveis no património cultural. Por outro lado, 75% do património cultural da UNESCO localizado na bacia do Mediterrâneo corre o risco de ficar submerso devido à subida do nível do mar. É, por isso, urgente dar prioridade à proteção do património cultural do Mediterrâneo, redefinir as agendas de ação europeias e reforçar as iniciativas de cooperação Euro-mediterrânicas. Estas questões são preocupações fundamentais na atual agenda da UE e no discurso mais vasto sobre a política da UE. Além disso, as estratégias e os programas de financiamento europeus têm procurado promover o turismo sustentável, a gestão integrada da paisagem e a adesão à dieta mediterrânica, classificada como património cultural imaterial pela UNESCO.

Este encontro científico pretende fomentar um diálogo interdisciplinar centrado no(s) património(s) mediterrânico(s), nas agendas e políticas euro-mediterrânicas para a sua salvaguarda e valorização, como forma de atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

O evento é realizado no âmbito do projeto MEDHEUS (Mediterranean Cultural Heritage in EU Policies), financiado pelo programa Erasmus + através das ações Jean Monnet. 

Temáticas:

Aceitam-se propostas em português e inglês, sobre os seguintes tópicos:

- Políticas europeias para a cultura, o património cultural e a sustentabilidade

- Novas agendas europeias de investigação para a região mediterrânica nos domínios da cultura, do património e da sustentabilidade

- O papel da cultura no projeto de integração europeia e nas relações com o Mediterrâneo

- Valores europeus, migração, multiculturalismo e diversidade cultural

- Estratégias, iniciativas e projectos de salvaguarda do património cultural e natural na região mediterrânica (incluindo o património cultural imaterial)

- Digitalização do património cultural e transformação digital das instituições ligadas ao património na região euro-mediterrânica

- Os desafios das paisagens culturais no Mediterrâneo

- Estratégias e políticas para o desenvolvimento sustentável no Mediterrâneo

- Desafios societais no Sul da Europa e no Mediterrâneo

- Turismo sustentável na região mediterrânica

- Instituições e iniciativas de cooperação na região mediterrânica

- Adaptação às alterações climáticas e globais no Mediterrâneo

- Política externa da UE num Mediterrâneo em mutação

As propostas devem centrar-se ou estar diretamente ligadas a questões de cultura e património cultural (incluindo o património cultural imaterial e os museus), bem como centrar-se na região euro-mediterrânica.

Submissão de propostas:

Resumos: As propostas devem indicar pelo menos um tópico, apresentar um título e um resumo (até 500 palavras). Cada proposta deve apresentar o tema e o argumento principal, o enquadramento teórico, a metodologia e as principais contribuições. Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.

As propostas devem ser submetidas AQUI.

Preencha e carregue o resumo utilizando este MODELO.

Línguas para submissão e apresentação de trabalhos: Inglês e Português. 

Publicação: Após o congresso, os autores serão convidados a submeter um artigo para publicação num e-book, com revisão por pares, a ser publicado pela Universidade de Évora.

O congresso não exige qualquer taxa de inscrição.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas