Sábado, 20 de Julho de 2019
Congressos

III Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências da Comunicação, Cultura, Educação, Jornalismo, Língua, Literatura, Tradução

III Seminário – A língua portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

Data de realização: 21 e 22 de novembro de 2019
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Público-alvo: acadêmicos, pesquisadores, estudantes, professores, escritores e interessados em Língua Portuguesa.

Com o objetivo de aproximar o setor editorial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e apoiar a difusão da Língua Portuguesa no mundo, a Câmara Brasileira do Livro criou a Comissão Para a Promoção de Conteúdo Em Língua Portuguesa (CPCLP).

A CPCLP foca seu trabalho na conscientização, nacional e internacional, sobre a importância da Língua Portuguesa e no incentivo à distribuição de conteúdos em português. Formada por editores, acadêmicos e especialistas no tema, o grupo tem como uma de suas frentes de trabalho o mapeamento e a articulação de instituições que ensinam, difundem e distribuem conteúdo, e que tenham interesse na Língua Portuguesa para a realização de parcerias e projetos culturais.

Assim, o 3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa tem como objetivo fomentar e intensificar a circulação de bens culturais que carregam ou são constituídos pelo idioma, considerando toda a sua diversidade. Procura também suscitar um amplo debate interdisciplinar para a compreensão de aspectos culturais, históricos e linguísticos presentes na educação, na literatura e na comunicação dos povos falantes da língua portuguesa.

Este evento, mais uma realização da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), conta com o apoio do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, do Instituto Camões, do Consulado Geral de Cabo Verde em São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do CELP – Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (FFLCH/USP).

Além de encontros com escritores, o Seminário contará com mesas de comunicação de pesquisas acadêmicas. Pesquisadores interessados poderão inscrever seus trabalhos, que serão selecionados pelos membros organizadores do evento. Conhecer em língua portuguesa é o tema da presente edição, portanto terão maior destaque as mesas e pesquisas ligadas ao eixo 1) Educação e língua portuguesa; seguidas pelos eixos 2) Literaturas em língua portuguesa; 3) Jornalismo, discurso publicitário e editoração em língua portuguesa; 4) Língua portuguesa e tradução; 5) Políticas de promoção da língua portuguesa no mundo 6) Português como língua de herança. Serão aceitos trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. Os certificados de apresentação serão emitidos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

Para efetuar a inscrição, os interessados deverão enviar um resumo, no formato de arquivo de texto .DOC ou .DOCX, fonte Times New Roman, corpo 12, seguindo as seguintes normas:

  • Número e título do Seminário alinhado à esquerda.
  • Duas linhas abaixo, alinhado à esquerda, indicar o eixo temático da comunicação.
  • Uma linha abaixo do eixo temático escolhido, inserir o título da COMUNICAÇÃO, em caixa alta e em negrito, centralizado, em espacejamento simples entre linhas.
  • Nome(s) do(s) autor(es) por extenso, iniciando com apenas o último sobrenome em caixa alta, alinhado (s) à direita e duas linhas abaixo do título.
  • Na mesa linha e entre parênteses, filiação institucional do(s) autor(es) ou especificação “s/vínculo”, se não houver filiação.
  • O texto do resumo, com no mínimo 200 e no máximo 300 palavras, sem adentramento e com espacejamento simples e margens justificadas, deve ser precedido pela palavra RESUMO, em caixa alta, alinhada à esquerda, seguida de dois pontos, duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es). O resumo deve conter objetivos da comunicação e pressupostos teóricos e metodológicos utilizados.
  • Encerrando a proposta, aparecem as PALAVRAS-CHAVE, três, obrigatoriamente, separadas por ponto e vírgula, duas linhas abaixo do texto do resumo.


Período de inscrições: 24 de junho a 16 de agosto

Link para inscrições: http://www3.mackenzie.br/eventos/index.php?evento=3868

Divulgação da aceitação dos trabalhos:  23 de setembro, no site da CBL (www.cbl.org.br)

Local de realização: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista SAO PAULO | CEP: 01313-020
 

Mais informações: Câmara Brasileira do Livro.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas