Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020
Congressos

II Congresso Internacional de Educação Patrimonial

Início: Fim: Países: Brasil, França, Espanha

Património, Educação

De 28 a 31 de outubro, as experiências exitosas de ações na área da Educação Patrimonial desenvolvidas no Brasil, França e Espanha serão compartilhadas no II Congresso Internacional de Educação Patrimonial a ser realizado em Madri, com atividades simultâneas em São Paulo e Paris.
 
O objetivo da iniciativa promovida pelo Instituto do Patrimônio Cultural da Espanha é reunir jovens, estudantes, profissionais, especialistas e grupos de pesquisa em educação patrimonial para debaterem, dentre oito linhas temáticas, projetos voltados às tecnologias da informação, museus, acessibilidade, comunicação, inclusão social e inovação educativa. Do Encontro, nascerá a rede Internacional de Educação Patrimonial, cuja construção e publicação acontecerá no último dia do Encontro, abordando sua finalidade, objetivos, linhas de atuação e mecanismos de participação. Confira [aqui] o programa detalhado.
 
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) se fará presente no evento e estará representado pela coordenadora de Educação Patrimonial, do Departamento de Articulação e Fomento (DAF), Sônia Rampim Florêncio. No dia 31 de outubro, a especialista estará no auditório da Biblioteca Vitor Cívita da Fundação Memorial América Latina (MAL) para falar sobre Patrimônio e Redes, tema da primeira mesa redonda da Jornada Pessoas-Cidades-Patrimônios. Em sua fala, serão apresentados o Projeto Casas do Patrimônio do Iphan e as parcerias estabelecidas com o Ministério da Educação para o Programa Mais Educação e para o Programa de Extensão Universitária (Proext). O evento integrante do Congresso Internacional conta também com outras duas mesas que abordarão: o patrimônio cultural, ações em comunidade e acessibilidade; e O que é patrimônio pra você? Veja a programação e saiba como participar clicando [aqui].
 
A primeira edição, restrita a Espanha e a Europa, esteve focada nas abordagens e modelos. Nesta, os organizadores esperam aprofundar o conhecimento em projetos já referenciados para construir linhas e abordagens teóricas que se constituam como um instrumento guia de atividades em torno da educação patrimonial da próxima década.
 
Workshop: O que é Patrimônio pra você?
Com inscrição gratuita, o workshop O que é Patrimônio pra Você ocorrerá de 28 a 30 de outubro, em São Paulo, e terá como palestrante a fotógrafa Sissy Eiko. Além das discussões, a ação também irá promover a participação coletiva via redes sociais a partir da postagem de fotografia e micro vídeo como forma de registro sobre Patrimônio Cultural. Para participar, basta enviar o conteúdo pelo Instagram ou Facebook entre os dias 15 e 30 de outubro. O material integrará uma mostra coletiva internacional intitulada Caleidos, apresentada na Galeria Marta Traba, na Fundação Memorial da América Latina de 31 de outubro a 02 de novembro. Os participantes também receberão certificados.
 
Serviço: II Encontro Internacional de Educação Patrimonial
Locais:
Espanha: Museu do Traje (CIPE).
Endereço: Avenida de Juan de Herrera, 2. 28040, Madri.
 
França: Universidade René Descartes.
Endereço:V. 45 Rue des Saints Pères, 75006, Paris
 
Brasil: Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 | Barra Funda, São Paulo.
 
IPHAN

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas