Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
Congressos

Goiás | 2º Encontro de Licenciaturas e do Pibid do Sudoeste Goiano

Início: Fim: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Educação

A comissão organizadora do 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e 2º Encontro do Pibid do Sudoeste Goiano convida para a participação do evento, que ocorrerá nos dia 21 a 23 de maio de 2015, nas dependências da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG), sob o mote «Formação Docente: Os Desafios do Trabalho e da Profissionalização». As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 30 de abril.
 
A primeira edição do evento foi sediada pela Universidade de Rio Verde (UniRV), localizada no município de Rio Verde (GO), no período de 27 a 29 de setembro de 2012, e contou com cinco instituições promotoras (Universidade de Rio Verde, Universidade Federal de Goiás, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IF Goiás (Campus Jataí), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – IF Goiano (Campus Rio Verde), Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues). Cerca de 1200 pessoas participaram das conferências, mesas-redondas e minicursos. Dos mais de 100 trabalhos submetidos, 77 foram aprovados.
 
Para esta segunda edição, tendo em vista a repercussão positiva alcançada em 2012, além das 5 instituições que participaram como promotoras da primeira edição, contaremos com outras três instituições (Universidade Estadual de Goiás – Campus Quirinópolis, Secretaria Municipal de Educação de Jataí e Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde).
 
Elevar a qualidade da educação básica, especialmente da rede pública, na região do sudoeste goiano, por meio do aprimorando da formação de seus agentes – professores, estudantes, gestores e colaboradores, é a missão desta edição.
 
2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano
2º Encontro do PIBID do Sudoeste Goiano
«Formação Docente: Os Desafios do Trabalho e da Profissionalização»
21 a 23 de maio de 2015
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Regional Jataí, Câmpus Riachuelo

 
Eixos Temáticos
 
Eixo Temático 1 – Aspectos Históricos, Filosóficos e Epistemológicos da Educação
Coordenadora: Profª Adaildes Bispo Dourado (adabispo@hotmail.com)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam os fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos que contextualizam a relação Educação, Estado e Sociedade, considerando a Educação Básica como processo social da organização do sistema educacional brasileiro.
 
Eixo Temático 2 – Políticas Públicas, Currículo e Gestão Escolar
Coordenadora: Profª Camila Alberto Vicente de Oliveira (camilaufg@ig.com.br)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam as políticas educacionais e seus reflexos na escola básica. Tendências contemporâneas sobre o currículo e a gestão escolar. Currículo, gestão e organização escolar. Currículo, gestão e trabalho docente.
 
Eixo Temático 3 – Formação, Profissionalização e Trabalho Docente
Coordenadora: Profª Fernanda Costa Fagundes Silva (fernandacfagundes@hotmail.com)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam os aspectos históricos da identidade docente. Princípios norteadores da docência e suas implicações na formação de professores e no exercício profissional. Mediação da identidade docente: papeis significados e sentidos do trabalho. Especificidades de sua ação na educação básica
 
Eixo Temático 4 – Metodologias de Ensino
Coordenadora: Profª Kamila Rodrigues Coelho (kamilacoelho@gmail.com)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam os princípios e pressupostos do planejamento e da organização das atividades de ensino; diferentes formas de organização das situações de aprendizagem na Educação Básica; Instrumentação no Ensino: técnicas, estratégias e metodologia do ensino e da aprendizagem.
 
Eixo Temático 5 – Inclusão, Diversidade e Cultura
Coordenadora: Profª Vânia Carmem Lima (vaniacarmem@yahoo.com.br)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam questões relativas ao processo de inclusão na sociedade letrada e cidadã: ações afirmativas na educação básica; a diversidade de língua e cultura como construção histórica do homem. Gênero, sexualidade e inclusão escolar.
 
Eixo Temático 6 – Educação e Multimídia
Coordenador: Prof. Wesley Fernandes Vaz (wesleyfvaz@gmail.com)
Ementa: Estudos e pesquisas que discutam a aproximação e o uso das aplicações das tecnologias da informação e comunicação no contexto da Educação. Contribuições das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.
 
Datas Importantes
 
•até 30 de abril  Prazo máximo para proposição de minicursos;
•até 30 de abril  Prazo máximo para inscrição com apresentação de trabalho;
•até 30 de abril  Prazo máximo para pagamento de inscrição com desconto;
•07 de maio  Resultado dos minicursos aprovados, por email enviado aos proponentes;
•08 de maio  Divulgação dos minicursos aprovados no site do evento;
•até 13 de maio  Encaminhamento das cartas de aceite aos que submeteram trabalho (comunicação oral ou pôster);
•até 14 de maio  Prazo máximo para inscrição para receber o certificado de participação durante o evento. Para as inscrições feitas a partir dessa data, o certificado será disponibilizado após o evento, por email;
•18 de maio  Divulgação da programação das sessões de comunicação;
•18 de maio  Divulgação dos pôsteres aprovados;
•21 de maio  Inscrições em minicursos (durante o credenciamento);
•21 a 23 de maio  Realização do 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e 2º Encontro do Pibid do Sudoeste Goiano.
 
Mais informações e inscrições pelo site do evento: http://elicpibid.com.br
 
Contato
 
Telefone: (64) 3606-8204
E-mail: elicpibid.secretaria@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas