Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
Congressos

Fórum Luso#Estudos / Edição 2019

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Língua, PL2, PLE, PLH, PLNM, Política Linguística

Fórum luso-estudos
Lisboa, 19 de junho de 2019

O papel do Observatório dos Lusodescendentes é o de ser uma plataforma de acolhimento, representação e representatividade de todos os lusodescendentes dispersos pelo mundo, a partir de Portugal. Ultrapassar fronteiras, confluir interesses e criar redes interativas de cooperação entre Universidades, Centros de Investigação e investigadores portugueses e estrangeiros, que investiguem sobre a lusodescendência e apresentá-los à sociedade institucional, civil, assim como a parceiros económicos e investidores públicos e privados assim como à comunicação social é o objetivo principal deste Fórum Luso#Estudos.

A materialização desta proposta constitui-se num Fórum de trabalho aberto onde serão reunidos, num mesmo espaço físico, todos os intervenientes que aceitarão este desafio: apresentar e disseminar os estudos mais recentes sobre esta temática, encontrar financiamentos para nova investigação e/ou estudos, divulgá-los e transformá-los em ferramentas de políticas públicas e privadas para melhor conhecer, servir e apoiar as comunidades portuguesas e os lusodescendentes no mundo.

Chamada de trabalhos

Podemos afirmar que a língua portuguesa é uma língua internacional, falada nos cinco continentes. É também a terceira língua europeia e a quarta língua mais falada no mundo.

Que repercussões estes dados podem ter junto das comunidades portuguesas no estrangeiro e mais concretamente junto das várias gerações de lusodescendentes? Será proveitoso manter uma ligação económica, cultural e educacional entre Portugal e os lusodescendentes?

Sabemos da preocupação política em manter os portugueses não residentes e os lusodescendentes ligados ao país pelos vínculos da língua e da cultura portuguesas assim como os seus benefícios económicos inerentes. Esta preocupação tem sido, aliás, uma constante na história recente de Portugal, expressa por diversos governos e governantes.

O Fórum Luso#Estudos / Edição 2019 deseja dar continuidade aos seus encontros anuais. Neste sentido, desejamos promover um encontro aberto a toda a comunidade científica para a apresentação e discussão dos principais temas, resultados e questões presentes em torno da temática da língua portuguesa – as suas potencialidades e a sua abrangência. O encontro deste ano pretende congregar investigadores, docentes, estudantes, gestores, políticos, decisores de entidades públicas e privadas e todos os interessados na área do português língua estrangeira / segunda língua / língua de herança.

Desta forma, serão discutidas as políticas de divulgação, proteção e conservação da língua (e cultura) portuguesa junto dos lusodescendentes assim como as políticas educativas, tais como as redes de ensino, as modalidades de organização, a formação de docentes e a investigação. Refletiremos ainda sobre o papel da língua portuguesa, a sua valorização e a sua promoção junto dos lusodescendentes.

Data-limite: 30 de abril de 2019

Mais informações no site do Fórum luso-estudos / Edição 2019.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas