Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Congressos

Ethnoarts: Exploração Etnográfica das Artes e da Educação - chamada para trabalhos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Educação, Linguística, Literatura, Media, Música, Psicologia

O Conferência ETHNOARTS: Exploração Etnográfica das Artes e da Educação "(Ethnography and Education Journal Meeting) acontece de 21 a 23 de junho no Porto. Organizado pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) o evento pretende criar um espaço interdisciplinar para o debate científico aberto a todos os interessados ​​em pesquisa sobre artes cénicas (música, teatro), artes plásticas (fotografia, pintura, escultura), literatura (narrativa e poesia),  expressões artísticas tradicionais e vernáculas (graffiti, street-art, artes urbanas, etc.) e práticas em contextos sociais variados como escolas, faculdades e universidades.

Também são bem-vindas organizações comunitárias ou instituições de arte; bem como coletividades e locais emergentes (incluindo espaços virtuais) para práticas artísticas e expressivas. O prazo máximo para envio de resumos, em inglês, é o 30 de dezembro.

Eixo temático

A etnografia é uma metodologia historicamente ligada à antropologia, mas hoje em dia é utilizada por uma diversidade de académicos e profissionais. O uso da etnografia em uma ampla gama de disciplinas e contextos torna um método dinâmico e desafiador. Estudos sobre e nas artes muitas vezes borram fronteiras disciplinares convencionais, permitindo que novas ideias surjam a partir de conversas interdisciplinares. Combinando o estudo de práticas sociais e discursos relacionados com a produção artística, e aplicando a etnografia como uma abordagem principal, os pesquisadores ultrapassam fronteiras, uma condição para um debate intelectual estimulante. Apesar da proliferação da comunicação digital entre estudiosos, as conferências continuam a ser espaços muito importantes para debater questões atuais, mostrar pesquisas emergentes e discutir novas abordagens.

São bem-vindos trabalhos de diversas disciplinas (Sociologia, Antropologia, Educação, Psicologia, Linguística, Belas Artes, Folclore, entre outros) além de pesquisas sobre artes e educação através de uma abordagem etnográfica (combinando uma diversidade de métodos e em múltiplas configurações). E também outras formas artísticas como filmes, mini exposições, comédias, multimédia, performances, teatro e assim por diante.

Mais informações na página da Ehnoarts e através do e-mail ethnoarts2017@gmail.com.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas