Terça-feira, 24 de Novembro de 2020
Congressos

Encontros de Pontos de Rede 2020: Desafios e contingências no ensino do PLE

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Macau

PLE

Encontros de Pontos de Rede 2020
27 e 28 de novembro — Macau, China
Desafios e contingências no ensino do PLE: gerir a adversidade repensando o futuro

Convite à participação

A disseminação pandémica do vírus Covid-19 impôs ao mundo uma nova realidade até aqui apenas explorada como possibilidade fantástica em obras de ficção, realidade essa que abalou a convicção enraizada de que somos capazes de antever e controlar o futuro com precisão e a confiança numa certa ordem que se acreditava sólida, perene. Reagindo à paralisante perplexidade inicial, foi necessário reformular pensamentos e práticas, adaptando-os e readaptando-os, face à constante e imprevisível alteração de cenários que se foram sucedendo e que se mantêm em contínua mutação. Para o melhor e para o pior, parece hoje haver uma consciência geral de que a vida em sociedade não voltará a ser a mesma e de que o regresso à normalidade que conhecíamos não acontecerá.

Tal como em outras áreas de atividade, em Educação as dinâmicas de trabalho à distância, já anteriormente em uso e em expansão, emergiram como alternativa natural à presença física dos intervenientes, em espaços e horários comuns. Viveram-se dilemas, sentiram-se e identificaram-se dificuldades e limites, mas tem sido também possível aferir potencialidades da interação à distância, no que toca à racionalização e agilização de processos administrativos e à condução da ação pedagógico-didática.

É, pois, altura de fazer os balanços possíveis e de repensar o futuro próximo e o futuro mais distante pós-pandemia, em tempo ainda incerto. Na linha da sua matriz fundadora, os EPR 2020 pretendem criar um espaço de partilha de experiências entre professores de PLE e investigadores nesta área, orientado, prioritariamente, para a reflexão sobre a ação e para a reconstrução da ação no contexto da problemática que o título do evento sugere, e que neste texto apresentamos.

Nesse sentido, convidamos todos os colegas dos pontos de rede do ensino da língua portuguesa na Ásia e Oceânia a apresentar na ficha em anexo, até ao próximo dia 3 de novembro, as suas propostas de comunicação subordinadas ao tema desta edição, remetendo-as para o email congresso.macau@ipor.org.mo e inscrevendo-as num dos seguintes eixos temáticos:

  • Eixo 1. Estratégias e recursos didáticos: antes e depois do regresso à sala de aula;
  • Eixo 2. Avaliação e certificação de aprendizagens;
  • Eixo 3. Dinâmicas de trabalho entre professores: sugestões e resultados.

Mais informações: congresso.macau@ipor.org.mo

Fonte: IPOR

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas