Sábado, 19 de Outubro de 2024
Congressos

Congresso Internacional SocyHume 2016

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais

O CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, recebe a Conferência Internacional SocyHume 2016, que terá lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2016, subordinado ao tema: "Dos espaços de sociabilidade ao património histórico. O Sul em perspetiva comparada. Séculos XVIII a XXI". O prazo para apresentação de propostas foi ampliado até ao dia 30 de abril.
 
Neste congresso pretende-se estudar as práticas de sociabilidade que deram origem ao património cultural material e imaterial. O objetivo é fazer convergir o estudo das formas de sociabilidade com o património cultural. Está especialmente centrado no Sul, no seu amplo sentido e em perspetiva comparada. Focaliza-se nas etapas da contemporaneidade, do século XIX ao XX, ainda que atente, também, ao seu período de gestação no século XVIII, e a outras épocas, como o século XXI.
 
Principais eixos temáticos
 
– Estado da Arte interdisciplinar. Questões teóricas e conceitos sobre a união do conceito de sociabilidade com o de património cultural e da humanidade, no âmbito das diversas disciplinas, tais como: Antropologia, Sociologia, Economia, Arquitetura, Arte ou História.
 
– Arquiteturas da Época Contemporânea para o ócio e o espaço público. A construção dos espaços de socialização da nova elite da modernidade: associações masculinas, jardins, praças, tabernas, cafés, lojas, museus, teatros, espetáculos de marionetas, etc.
 
– A voz eterna: cultura oral, pregões, canções, manifestações populares de tradição oral, músicas, músicos e os seus cenários cambiantes.
 
– Círculos de vivência de crenças e ideologias: manifestações de sociabilidade religiosa, de espírito ideológico e da política, redes e encontros em lojas maçónicas.
 
– Espaços de tradição e nacionalismo: o papel de sociabilidade no fomento e reprodução de manifestações culturais, posteriormente apropriadas pelos movimentos nacionalistas e consolidadas pelo património imaterial.
 
– O capital social do encontro público: os laços, as redes e o capital social desenvolvidos nos espaços da sociabilidade como forma de património cultural e humano.
 
– O espaço público e o público: o papel da esfera pública na construção de uma comunidade de participantes e frequentadores de círculos de sociabilidade. O público como património cultural mutante na era da digitalização. Os desafios do século XXI, os reptos do empreendimento e empreendedorismo social e a gestão cultural para a sociedade digital.
 
– Outros temas: Se tem qualquer sugestão de tema relacionado com esta união entre a sociabilidade e o património cultural, não hesite em escrever-nos propondo-o. Os trabalhos sobre o século XVII, antessala da Contemporaneidade, onde se abordam estes temas, são bem-vindos.
 
Confira a chamada para trabalhos na íntegra:
https://socyhume.hypotheses.org/about/credits/conferencia-2016-esp/registo-port/conferencia-2016-port

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas