Domingo, 29 de Novembro de 2020
Congressos

Congresso Internacional O Retrato. Teoria, prática e ficção. De Francisco de Holanda a Susan Sontag

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas

Chamada de trabalhos para o Congresso Internacional O Retrato. Teoria, prática e ficção. De Francisco de Holanda a Susan Sontag. 26-28 Abril 2021. Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Envio de propostas até 30 de Novembro! Opção de participação síncrona on-line.
 

O colóquio pretende discutir a teoria e a prática da experiência artística, histórica, antropológica, social e política do retrato, bem como a dimensão ficcional que elas comportam. Situada no cruzamento de várias áreas disciplinares, a discussão aborda o retrato enquanto conceito, tema, processo, objeto (monumento e documento) e dispositivo, nos seus múltiplos desdobramentos e nas suas sucessivas atualizações conceptuais, tecnológicas e contextuais.

Mais do que definir um enquadramento temporal, o subtítulo — De Francisco de Holanda a Susan Sontag — indica a porosidade dinâmica do tema investigado nos domínios da arte e da literatura e da sua mútua reversibilidade.

Linhas Temáticas

Na conjunção destes tópicos se definem as grandes linhas temáticas do colóquio:

  • O retrato como lugar e o lugar do retrato na cultura visual de todos os tempos.
  • Tempo e transtemporalidade no e do retrato.
  • O retrato como teoria e as teorias do retrato.
  • O retrato como ficção.

Na transversalidade destas linhas propõe-se a abordagem dos seguintes sub-temas:

O corpo e o retrato; Retrato: presença e representação; Retrato, auto-retrato e auto-representação; O retrato expandido: media, intermedialidade e mediação; Retrato: iconismo, simbolismo e semelhança; Retrato metonímico; Galerias de retratos; O retrato como lugar conotativo; O duplo e o retrato; O retrato e a máscara; Retrato e género: o colecionador e a colecção; Retrato e género: o artista e o modelo; Retrato: comemoração e poder; Retrato: celebração do anonimato; Retrato: mostrar e monstruosidade; O retrato estatístico; Avatar: cópia sem original; O retrato impossível; O retrato compósito; Retrato: a profanação do corpo.

Os oradores convidados serão selecionados de acordo com a correspondência observada entre as propostas recebidas e as linhas temáticas do congresso.

Línguas Oficiais

As línguas oficiais do congresso são o Português, o Inglês, o Francês, o Italiano e o Espanhol.

Organização

CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes de Lisboa

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas