Congresso Internacional "500 Anos Manuel Álvares, S.J. (1526–1583)"
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Chamada para trabalhos, Estudos Clássicos, Estudos Portugueses
Congresso Internacional
500 Anos Manuel Álvares, S.J. (1526–1583): Professor, gramático e humanista
Ribeira Brava (Madeira), Escola Básica Padre Manuel Álvares, 2-5 de junho de 2026
Em 4 de junho de 2026 assinalam-se os 500 anos do nascimento de uma das figuras mais influentes da história da gramaticografia europeia e mundial: o Padre Manuel Álvares, S.J. (1526–1583), natural da Ribeira Brava, na Ilha da Madeira. Autor da célebre gramática latino-portuguesa De institutione grammatica libri tres, impressa pela primeira vez em Lisboa em 1572, Álvares é reconhecido como o mais importante gramático latino da Idade Moderna, sendo a sua obra adotada como modelo normativo nas escolas da Companhia de Jesus de todo o mundo por mais de dois séculos.
A celebração dos 500 anos do nascimento do gramaticógrafo é, por isso, uma oportunidade única para revisitar criticamente a monumental receção da sua obra à luz dos atuais paradigmas da historiografia linguística, da linguística missionária e da história da educação. O congresso que se vai realizar na sua terra natal, Ribeira Brava, na Escola que orgulhosamente ostenta o seu nome, pretende reunir especialistas de diversos países e disciplinas, promovendo um espaço de diálogo interdisciplinar sobre as projeções pedagógicas, culturais, históricas e linguísticas do legado alvaresiano.
A realização deste congresso, sob o alto patrocínio do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal da Ribeira Brava, da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares da Ribeira Brava, do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH) e do Centro de Estudos em Letras (CEL), visa não apenas valorizar uma figura histórica madeirense de projeção internacional, mas também sublinhar a centralidade da língua, da escola e da gramática na construção das culturas e das identidades. Mais do que uma celebração memorialista, este encontro será um momento de investigação e de debate em torno de um dos mais duradouros monumentos da pedagogia linguística ocidental.
Com a evidente abertura em relação a quaisquer temas relacionados com o aniversariante Manuel Álvares são previstas as seguintes secções temáticas para uma futura chamada para comunicações:
- O jesuíta ribeirabravense Manuel Álvares, S. J.: o homem, a obra e a cultura do seu tempo;
- Manuel Álvares S. J., o humanista, o professor, o reitor (em Lisboa, Coimbra e Évora) e o religioso;
- A produção literária de Manuel Álvares S.J.: obra linguística, didática, poética e oratória;
- A obra de Manuel Álvares e a política educacional da Companhia de Jesus no primeiro século da sua existência;
- Os De institutione grammatica libri tres (1572, 1573) e a sua projeção mundial nos séculos XVI a XXI;
- Aspetos de polémica acerca da gramática alvaresiana e do ensino jesuítico.
As apresentações orais não devem exceder a duração máxima de 20 minutos (permitindo 10 minutos de discussão). As propostas devem ser enviadas para
pe.manuel.alvares.500@gmail.com
até 31 de janeiro de 2026 e devem conter as seguintes informações:
- Nome e apelido(s)
- Afiliação institucional (se for o caso)
- Endereço e-mail
- e resumo (cerca de 250 palavras, redigido na língua em que a comunicação será apresentada).
A notificação de aceitação será feita até 2 de março de 2026.
Mais informações aqui.



